Perguntas frequentes

05/10/2016 12:04 - Atualizado em 19/12/2018 14:16

Lei de Acesso – Perguntas e Respostas

Geração Estatística criminal, tanto quantitativa, como qualitativa, além, de relatórios situacionais que nortearão as atividades operacionais da SSP, podem ser encontrados no Link: http://seguranca.al.gov.br/estatisticas/ .

Como consigo acesso para emitir minha Carteira de Identidade?

Resp.: Para o atendimento aos casos de emissão ou reemissão da Carteira de Identidade há o acesso através da demanda espontânea, em postos de atendimento do Instituto de Identificação, onde o solicitante retira sua senha e aguarda seu atendimento conforme a ordem de chegada dos solicitantes do dia; para aqueles que se encontram na capital há também a opção do agendamento eletrônico, realizado através da página www.agendamento.seds.al.gov.br, nele, através do seu CPF e de um cadastro on line há a possibilidade de agendamento com data e hora, conforme disponibilidade dos postos de atendimento.

 

No Estado de Alagoas, onde posso tirar minha Carteira de Identidade?

Resp.: No Estado de Alagoas temos vários postos de atendimento do Instituto de Identificação. No interior, as cidades de: Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Viçosa, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Penedo, Olho D’água das Flores, Maribondo, Porto Calvo, Pão de Açúcar, Teotônio Vilela e São Luis do Quitunde, contam com postos informatizados; já os municípios de Batalha, Campo grande e Piranhas, possuem postos onde o atendimento ainda é manual e por isso os prazos são diferenciados. Na capital contamos com vários postos: Prédio Sede à Rua Cincinato Pinto; Posto de Atendimento no Shopping Miramar; Postos “JÁ” no Shopping Farol, Shopping Pátio Maceió e Maceió Shopping; e Ponto de atendimento localizado junto à Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes, sendo este último não informatizado.

 

Qual o horário de atendimento do Instituto de Identificação?

Resp.: O horário de atendimento dos Postos de Identificação ocorre de segunda à sexta-feira, em dias úteis. Nos postos localizados no interior do Estado, o funcionamento vai das 07h às 13h; Já os postos localizados na capital, funcionam: prédio Sede, das 07h às 16h; posto do Shopping Miramar, das 08h às 14h; e, nos “JÁ” (Shopping Farol, Shopping Pátio Maceió e Maceió Shopping), o funcionamento ocorre das 08h às 17h.

 

Como faço para obter minha primeira Carteira de Identidade?

Resp.: Para a obtenção da 1ª via da Carteira de Identidade, basta se dirigir a uma das unidades de atendimento do Instituto de Identificação munido de sua certidão original de nascimento ou casamento, ou casamento com averbação de divórcio (em sendo o caso). Para os postos não conectados ao sistema (manuais), faz-se necessário a apresentação da cópia da certidão acima e seu original. O comprovante de residência se faz necessário caso você desconheça os dados completos de seu endereço como o CEP, por exemplo;

 

A primeira via da Identidade é paga?

Resp.: A 1ª via da Carteira de Identidade é gratuita;

 

Qual o prazo de entrega da 1ª via da carteira de identidade?

Resp.: Para a entrega da 1ª via em postos informatizados localizados na capital, o prazo são de 24 horas; para os postos informatizados localizados no interior, o prazo são de 05 dias úteis. Para os postos não informatizados, o prazo é diferenciado.

 

Como faço para obter a segunda via da minha carteira de identidade?

Resp.: Para a emissão da 2ª via da Carteira de Identidade é preciso observar sua data de expedição: carteiras expedidas a menos de treze anos (catalogadas em sistema), basta se dirigir a uma das unidades de atendimento do Instituto de Identificação munido de sua certidão original de nascimento ou casamento, ou casamento com averbação de divórcio (em sendo o caso) e o RG anterior. Caso não possua mais a identidade anterior, leve cópia do antigo RG e em último caso, apenas a numeração da sua identidade; carteiras expedidas a mais de treze anos ou solicitadas em postos não conectados ao sistema (manuais), faz-se necessário a apresentação das cópias dos documentos acima exigidos, junto a seus originais. O comprovante de residência se faz necessário caso você desconheça os dados completos de seu endereço como o CEP, por exemplo. O número do CPF em seu RG é opcional e caso opte por ele, basta levar o seu CPF no momento do atendimento para digitalização, caso o posto seja automatizado;

 

A segunda via da Identidade é paga? Qual seu valor?

Resp.: Para a reemissão da Carteira de Identidade há arrecadação de receitas, sim. Atualmente (início de 2016), são arrecadados R$ 22,79 (vinte e dois reais, e setenta e nove centavos) por carteira reemitida.

 

 Como faço para pagar a 2ª via da identidade?

Resp.: A emissão do Documento de Arrecadação de Receitas para pagamento de sua reemissão da Carteira de Identidade, pode ser obtida através do site: www.sefaz.al.gov.br, Clique no ícone DAR CB, Escolha as opções: DAR Carteira de Identidade e RG. Clique em CONFIRMAR; Preencha as informações correspondentes e clique em EMITIR DAR.

 

Qual o prazo de entrega para a 2ª via da Carteira de Identidade?

Resp.: O prazo para entrega da 2ª via em postos informatizados localizados na capital, são de: 48h, para as carteiras expedidas que já se encontram no sistema (expedidas a menos de 13 anos) e 20 dias úteis, para as carteiras expedidas a mais de 13 anos; para os postos informatizados localizados no interior, o prazo são de: 05 dias úteis para as sistematizadas, e 30 dias úteis para as expedidas com mais de 13 anos. Para os postos não informatizados, capital ou interior, o prazo é diferenciado.

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