Forças integradas montam Gabinete de Gestão de Crise na Segurança Pública

Por ASCOM às 03/10/2016 13:27

Gestores monitoram todo o Estado para adotar providências em tempo hábil

Texto de Dulce Melo

Todas as forças de segurança das esferas federal, estadual e municipal estão reunidas neste domingo (2), na Sala de Situação da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O Gabinete de Gestão de Crise foi criado para que todas as ocorrências da capital e interior sejam monitoradas e providências adotadas imediatamente, de acordo com a necessidade.

Durante todo o dia, técnicos do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (Neac) trabalham e expõem para o comitê os dados de cada região. O acompanhamento é feito detalhadamente e confirmado por meio de contato com coordenadores representantes das instituições, distribuídos em todo o Estado.

Além dos órgãos estaduais (polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial, Detran), integram o Gabinete o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Guarda Municipal.

No entendimento do secretário Lima Júnior, “essa é uma forma de garantir que Alagoas esteja sob vigilância total e que nenhuma ocorrência passe despercebida. A integração é a melhor forma de se resolver os problemas, e no período eleitoral não podia ser diferente, principalmente com o reforço de órgãos federais e municipal.

O grupo será desfeito após o encerramento da eleição. Da Mesa todos os efetivos são acionados, tanto os que atuam por terra como os reforços aéreos.

Agora, à tarde, o Gabinete de Gestão de Crise recebeu a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, que tratou de balanços parciais das eleições em todo o Estado. Na ocasião, ele elogiou a iniciativa de monitoramento da Segurança Pública reunindo todas as forças policiais.