Segurança Pública se destaca em concurso de ações inovadoras do Estado

Por ASCOM às 25/11/2016 14:25
Órgãos e Corporações que constituem a SSP foram premiados com as três primeiras colocações

Texto de Eva Pimentel

O trabalho de integração é diariamente colocado em prática pelos pilares que constituem e formam a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na manhã desta quarta-feira (23), as ideias, ações e projetos dos órgãos que integram a pasta foram reconhecidos e premiados na 7ª edição do Concurso de Ações Inovadoras.

O concurso promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência da Escola de Governo de Alagoas (SEG), premiou as cinco melhores ações e ideias que colaboram com o serviço público e beneficiam a vida do cidadão alagoano.

Após passar por uma série de etapas criteriosas quatro, das 15 ações, programas e projetos que concorriam ao prêmio, eram de órgãos e entidades ligadas a SSP/AL e foram consideradas as melhores ações inovadoras do estado.

O Projeto “Faça uma criança Feliz”, do Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima (IML), foi considerada a melhor ação e garantiu o primeiro lugar no concurso.

No projeto, o Núcleo de Atendimento Psicossocial recebe crianças de 0 a 16 anos de idade que foram vítimas de violência física e sexual. Por meio do uso de brinquedos e brincadeiras lúdicas os profissionais conseguem tranquilizar a criança que irá passar por exames e ganham confiança para que ela se sinta à vontade para relatar a violência vivida.

Na sequência vieram outros três sistemas e programas que facilitaram o trabalho dos servidores e melhoraram a qualidade de vida da sociedade alagoana. Em 2º lugar ficou o Sistema de Radiocomunicação Militar com as Forças Integradas no Sertão de Alagoas, um projeto do Corpo de Bombeiros que viabilizou as intercomunicações e acelerou o tempo de atendimento à população sertaneja. A implementação do sistema integrado de comunicação militar no Sertão de Alagoas, visa também  a minimização direta dos custos operacionais e a maior abrangêcia de sinal no sistema, dando a celeridade no atendimento das ocorrências.

O popularmente conhecido Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência – da Polícia Militar de Alagoas – conquistou o terceiro lugar.  O Programa desenvolvido há 13 anos no estado já formou mais de 100 mil estudantes na luta e combate às drogas. Ele trabalha principalmente nas escolas com o propósito de fazer das crianças multiplicadoras indispensáveis na sociedade, preparando jovens e conscientizando-os a trilhar o caminho do bem. Em quarto lugar ficou a Entrevista Social Eletrônica (E-social) do  Detran.

Sobre o concurso

O concurso é uma maneira de incentivar o próprio servidor a idealizar e criar estratégias para melhoria, não só do próprio serviço, mas também o dia a dia do alagoano. Nele são avaliadas a criatividade, inovação, responsabilidade social, sustentabilidade e adaptação, além da eficiência na utilização dos recursos públicos.