Servidores da SSP são capacitados para prevenir e conter princípios de incêndio

Por ASCOM às 27/01/2017 17:22

Treinamento foi promovido pelo Núcleo de Qualidade de Vida da secretaria em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar

Texto de Gildo Júnior

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) deu continuidade, nessa quinta-feira (26), às ações de proteção à saúde e segurança dos servidores com o 1º Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios no Ambiente de Trabalho.

A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Qualidade de Vida em parceria com o Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar. “O curso buscou disseminar entre os profissionais a relevância de adotarmos uma cultura prevencionista, além de capacitá-los para o uso de extintores em princípios de incêndio no ambiente ocupacional e em outros locais”, explicou Emerson Moura, chefe do Núcleo da secretaria.

O treinamento teórico-prático foi comandado pela bombeira militar Ana Rafaela. A integrante da Segurança Pública avaliou de forma satisfatória o envolvimento dos profissionais durante o curso, destacando que eles puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências e colocar os conhecimentos obtidos na prática, apagando situações simuladas de incêndio. “Notei grande empenho de toda a turma”, avaliou a instrutora.

A servidora Kalyne Amorim foi uma das participantes do curso. Ela definiu o treinamento como “de grande importância” para a segurança dos capacitados, não apenas como profissionais, mas também por serem cidadãos expostos a riscos fora do ambiente de trabalho.

Kalyne colocou em prática as orientações recebidas no curso.

“O que mais me chamou atenção foram os esclarecimentos sobre a propagação da fumaça, responsável pela morte de pessoas em pelo menos 75% dos casos de incêndio. Em virtude disso, aprender a sair do local afetado pelas chamas é fundamental para evitar tragédias, e a gente recebeu orientações nesse sentido”, disse Kalyne.

O policial civil Nelson Miranda, que atua no Grupamento Aéreo da SSP, também avaliou positivamente o curso, reforçando a experiência da colega Kalyne. Mesmo já tendo um conhecimento prévio do tema, o agente contou que a oportunidade serviu para aprofundar seus conhecimentos na área. “A SSP está de parabéns pela iniciativa, pois capacitou a turma não apenas para prevenir incêndios, mas também para conter seus princípios”, acrescentou Miranda.

Outro ponto interessante abordado durante o curso foi a forma correta de conter as chamas em seres humanos. O ideal é abafar o fogo com um cobertor de tecido resistente. “O uso da água em situações desse tipo pode provocar prejuízos irreparáveis às vítimas, sobretudo estéticos. Outra alternativa é usar extintor de gás carbônico, que contém as chamas com sucesso sem deixar resíduos na pele da vítima”, explicou a militar Ana Rafaela.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL