Solenidade marca a Aula Inaugural do Curso de Formação de Oficiais da PMAL

Por ASCOM às 02/10/2017 10:21
Texto de Ascom PMAL
A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) realizou na manhã desta sexta-feira (29) a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO), com a presença dos 53 novos cadetes, seus familiares, e oficiais e praças. O evento, que, ocorreu no auditório Prof° Almachio de Oliveira Costa da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL), localizado no bairro do Farol, em Maceió, contou com a participação do secretário executivo de Polícia de Segurança Pública de Alagoas, delegado Manoel Acácio Júnior, e do Comandante-Geral da PM, coronel Marcos Sampaio.
Durante a solenidade, o corregedor-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e ex-comandante-geral da PMAL, coronel Marcus Vinícius, proferiu uma palestra destacando a atuação das políticas de Segurança Pública em nível estadual e nacional para a redução dos índices de criminalidade.
“Graças ao trabalho de coleta de informações das ocorrências coletadas, iniciamos a montar uma postura de atuação para a redução dos crimes. Isso é organizar para obter resultados. E conseguimos, pois tornamos os dados referentes ao nosso Estado mais positivos, derrubando os índices, e inclusive esse é o trabalho que a Corporação continua a desenvolver com o comandante Sampaio, que chegou a ser premiado por tal feito. Cada um precisa fazer a sua parte, e vocês cadetes, que estão entrando agora, precisam dar continuidade a isso, buscando melhorar cada vez mais a atuação da PM”, discursou.
Se dirigindo aos novos cadetes, o Comandante-Geral da Polícia Militar falou sobre a importância da formação para a atuação dos futuros oficias da PM.
“Hoje se inicia um ciclo na vida dos senhores. A Polícia Militar tem a missão de entregar à sociedade alagoana novos oficiais para conduzirem o destino da nossa Corporação. Mas antes eu queria dizer que o oficial ele precisa ser um líder, ser exemplo diante da tropa, e isso vocês vão aprender na Academia. Portanto, aproveitem o máximo as instruções que serão ministradas”, salientou o coronel Marcos Sampaio.
O secretário executivo de Polícia de Segurança Pública de Alagoas falou dos trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Estado na área da Segurança, sendo 90% deles com a participação da PM, e ainda enfatizou o apoio que os futuros oficiais podem dar para a continuidade dos trabalhos.
“Entre nossas ações temos a criação dos CIPS, oito no total até agora, e a implantação do Programa Força Tarefa, que tem ajudado bastante na redução dos índices de violência não só na capital, mas em vários municípios do interior do Estado. Aproveitem cada hora aula de instrução da Academia para poderem desempenhar o serviço de excelência para a sociedade, porque dessa forma os senhores estarão dando a contrapartida necessária e o reconhecimento que o Governo do Estado teve em chamar a Reserva Técnica”, afirmou o delegado Acácio Júnior.
Durante a aula inaugural, foi exibido um vídeo mostrando um pouco o dia a dia dos cadetes e parte da rotina acadêmica, que inclui exercícios de maneabilidade, treinamentos de ordem unida e demais atividades desempenhadas desde a primeira semana de curso até a Formatura do Espadim Tiradentes.
A partir de agora, pelo período de três anos, os cadetes passarão por uma série de instruções acadêmicas e técnicas quando, ao final deste período, serão declarados Aspirantes a Oficial e darão início à carreira do oficialato na PM.
“Com fé em Deus nos formaremos e poderemos mostrar o que realmente sabemos fazer, que é defender a sociedade alagoana. Não tá fácil, mas todo o sacrifício é em prol de um objetivo. E esse objetivo nós alcançaremos em 2020 quando nós nos formarmos”, frisou o cadete Whotson dos Santos, que era soldado da PM, formado em dezembro do ano passado, após o Governo do Estado ter convocado os praças que faziam parte da reserva técnica de 2012.
A solenidade contou ainda com a presença do chefe da 20ª CSM do Exército Brasileiro, coronel Cândido Bomfim, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel Adriano Amaral, do diretor de Ensino, coronel Adroaldo Goulart, do comandante da APMSAM, coronel Erivaldo Albino, do corregedor da PM, coronel Reinaldo Cavalcante, e do diretor de Pessoal, coronel José Gama.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL