Comunidades da capital serão beneficiadas com novo sistema da Policia Comunitária

Por ASCOM às 25/10/2017 15:55

Governador em exercício destacou a necessidade da parceria entre população e a PM para agilizar ações em benefício da comunidade

 

Texto de Micheliny Tenório

A tecnologia será uma importante ferramenta para a Segurança Púbica conhecer de forma mais profunda os problemas de quem mora em áreas vulneráveis da capital e, desta forma, conseguir aperfeiçoar as estratégias de segurança. O sistema que irá permitir esta conexão foi lançado nesta quarta-feira (25), durante solenidade na Base Comunitária de Segurança (BCS) do Vergel do Lago.

A ocasião contou com as presenças do governador em exercício Luciano Barbosa, do secretário de Políticas Públicas da SSP, Manoel Acácio Junior, da equipe técnica responsável pelo desenvolvimento do sistema, gestores das demais bases em Maceió, policiais comunitários e lideranças do bairro.

Judite Vilela é líder comunitária no Vergel do Lago e conhece de perto os problemas de sua região. Desde a instalação da Base Comunitária no local, ela vem participando de projetos sociais. Presente à solenidade de lançamento da nova ferramenta, ela comemorou a inovação no serviço da PM e se mostrou esperançosa com as ações que serão desenvolvidas.

“É um momento muito feliz por que é mais uma forma de trabalho viável para os policiais. Isto agrega valor e irá viabilizar ganhos para a comunidade”, afirmou.

O cabo PM Ulysses Vasconcelos foi o técnico responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Informação e Análise da Polícia Comunitária (SIAPCom)  e explicou ele foi produzido para dar celeridade aos registros feitos pelos policiais. A ferramenta será atualizada constantemente com o objetivo de manter o serviço exitoso nas ações que serão desenvolvidas.

“A agilidade que este serviço promove irá contribuir com o trabalho dos demais órgãos competentes, pois, as informações coletadas são de cunho social. É uma ferramenta ágil e inteligente, desenvolvida com recursos modernos da área de informática”, ressaltou.

O monitoramento do sistema ficará a cargo da Chefia de Articulação Política da Prevenção, da SSP, e todas as informações coletadas pela plataforma serão sigilosas.

“As informações são confidenciais e fora de qualquer acesso externo. Através do SIAPCom, a SSP terá acesso a dados referentes à comunidade e com base nesse levantamento traçará seu planejamento, controle, comunicação e tomada de decisões em favor dos moradores”, frisou o chefe do setor da SSP, Capitão PM Iran Rego.

Para o secretário Manoel Acácio Junior o retorno que a ferramenta possibilitará à Segurança Pública será bastante positivo e os dados compilados se converterão em ações benéficas aos moradores.

“Os policiais militares das bases passam a contar com uma ferramenta útil que fornecerá subsídios para a SSP implantar ações que promovam a efetivação dos serviços em segurança pública, além de promover a integração entre os órgãos estaduais”, pontuou Manoel Acácio.

Durante a solenidade foi feita a entrega de notebooks, já com o sistema instalado, aos policiais militares gestores das Bases Comunitárias de Segurança. O governador em exercício ressaltou em seu discurso que os moradores contribuam com a Polícia Militar em razão de informar as situações que são de necessidade para melhoras no bairro e para os moradores.

Em seguida, o sistema foi apresentado ao governador pela soldado PM, Juliana, integrante da BCS Vergel do Lago, com uma demonstração sobre as funções para registro de dados.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL