Jovens da Grota do Aterro vivenciam rotina do Corpo de Bombeiros

Por ASCOM às 31/10/2017 18:16

Mais uma comunidade será contemplada com etapa do projeto Bombeiro Mirim Móvel

Texto de Micheliny Tenório

A expectativa para integrar o projeto Bombeiro Mirim Móvel, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, era visível nos rostos de jovens da Grota do Aterro, no Barro Duro. A solenidade de abertura do projeto, na manhã desta terça-feira (31), contou com apresentações culturais e orientações sobre saúde e cidadania.

A iniciativa integra o leque de ações do programa Vida Nova nas Grotas, executado pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), levando estratégias de inclusão social e produtiva, desenvolvimento econômico, prevenção à violência, saúde, educação, entre outras. Atualmente, o programa atende 26 comunidades da capital. A meta é chegar a 40 grotas ainda este ano e nas 76 comunidades de Maceió em 2018.

Cerca de 50 jovens entre 12 e 16 anos, matriculados na rede pública de ensino, receberão pelos próximos dois meses instruções teóricas e práticas dentro de uma proposta pedagógica que privilegia noções de primeiros socorros, salvamento terrestre e altura, respeito à cidadania, noções de higiene, orientações sobre drogas ilícitas, dentre outras atividades que valerão um certificado.

Familiares dos bombeiros mirins e representantes da comunidade da Grota do Aterro estiveram presentes à solenidade, acompanhando o início do projeto que se estenderá até janeiro de 2018.

Na ocasião, equipes desenvolveram oficinas artesanais com as crianças, que aprenderam a fazer pulseiras artesanais. Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Anjos da Paz, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), levaram orientações sobre seus serviços para a comunidade. Também houve apresentação do Grupo Xique-Xique, campeão da primeira edição do Festival do Coco de Roda de Alagoas, promovido pelo Governo de Alagoas neste ano.

Após a apresentação do pelotão de bombeiros mirins, a presidente da Associação dos Moradores da Grota do Aterro, Maria Cícera Silva, descreveu seu sentimento. “Esse projeto é um presente de Deus em nossas vidas. Confio nessa proposta para ajudar nossos jovens a escolherem um caminho edificante”.

O pastor Severino Rodrigues, vice-presidente das igrejas Assembleia de Deus em Alagoas, usou um versículo do livro de Eclesiastes para falar do ato de semear, numa analogia ao momento vividos pelos jovens da comunidade.

“A semente aqui a ser semeada é a do saber, do conhecimento, e vocês devem aproveitar essa oportunidade que o Governo do Estado está oferecendo, através do Corpo de Bombeiros, para assimilar as instruções e fazer uso de forma proveitosa, sob as bênçãos de Deus”, ressaltou Severino.

O coordenador do projeto, capitão BM Alexandre Novaes, enfatizou o objetivo da ação com os jovens. “Estamos trazendo orientações que conscientizam para a qualidade de vida, obediência aos pais e respeito à cidadania. São valores a serem apropriados durante o projeto e que servirão para toda a vida”, frisou Alexandre.

A secretária de Estado Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, motivou os jovens a participarem ativamente do projeto ao lembrar de sua infância. “Na minha infância participei de uma colônia de férias promovida pela Polícia Militar. Foram dois meses de brincadeiras e aprendizados que até hoje trago para minhas ações, pois foi uma experiência valiosa. Assim será com vocês e quem sabe isto não desperte o desejo de seguir a carreira militar”, destacou Esvalda.

O secretário de Estado da Segurança Pública em exercício, delegado Manoel Acácio Junior, fez um retrospecto sobre as ações da pasta, a exemplo da Força Tarefa e das instalações dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) e destacou a importância da prevenção.

“O governador Renan Filho, através da Secretaria de Segurança Pública, está promovendo ações em prol da segurança dos cidadãos e valorizando nossos policiais com locais estruturados para o desenvolvimento de suas atividades. Contudo, a segurança também se faz com prevenção e o Corpo de Bombeiros desenvolve com afinco esse projeto, contribuindo para a formação moral desses jovens”, ressaltou Manoel Acácio.

Os jovens contemplados no projeto receberão um uniforme para ser usado durante as instruções e formatura a ser realizada em janeiro de 2018.