População de Mata Grande comemora anúncio de construção de Centro Integrado da Segurança Pública

Por ASCOM às 29/11/2017 11:00

Durante Governo Presente, governador lançou Força Tarefa no município; unidade já está na cidade inibindo ações criminosas

Texto de Amélia Sandes

Pelas ladeiras e ruas estreitas do município de Mata Grande, localizada no Alto Sertão, começou a transitar  a viatura da Força Tarefa de Segurança Pública. No início da noite deste sábado (25) o governador Renan Filho autorizou a construção de mais um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O investimento faz parte do planejamento de aumentar a segurança dos alagoanos na capital e interior.

Sabendo que teria novidade a ser anunciada, a população começou, no final da tarde, ocupar os bancos da praça que abrigará mais um Centro Integrado, que unirá policiais civis e militares na Princesa das Serras, como é conhecida a cidade de Mata Grande.

Crianças e adultos esperavam o governador e o secretário de Segurança Pública para ouvir que a cidade receberia investimentos na segurança. Quando a novidade foi anunciada, um misto de esperança e alegria foi ouvido por quem acompanhava o evento. As expressões de quem quer viver bem no próprio berço pareciam renovadas.

Bem no alto da praça, a igreja de Nossa Senhora da Conceição abrigava outra parte dos expectadores, filhos da terra. Seu Heronildes Brandão ouvia as novidades e bem à sua frente estava a viatura amarelinha da Força Tarefa de Segurança, pronta para inibir crimes.

“É a melhor coisa que está acontecendo aqui. Temos esperança que a segurança melhore”, expressou o morador.

O funcionário público, Geraldo Ferreira, também quer ter mais sossego em sua terra. “Só a presença da polícia é grande coisa. Vejo o Cisp como uma coisa muito boa porque, quando a Caatinga vem aqui, melhora muito”, disse referindo-se à Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes).

Em meio à população, estavam algumas crianças que sonham em vestir a farda da Polícia Militar de Alagoas. Ruan, de 12 anos e Gabriel, 6 anos, eram curiosos em meio aos policiais e bombeiros durante toda a solenidade.

“Eu quero ser policial militar ou bombeiro. Os dois trabalham para ajudar as pessoas? Então! Se eu não for policial, vou ser bombeiro”, disse Ruan.

Gabriel fez questão de conhecer o secretário em exercício de Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, alguns policiais que o acompanhavam e até participou de um ciclo de conversa entre eles.  A carinha de sapeca e a simpatia do pequeno deixou a certeza de que bons exemplos cativam e são modelos de como fazer o melhor. “Eu quero ser policial”, avisou enquanto conversava com os militares.

A obra do CISP está orçada em torno de R$ 1.425.000,00, oriundos de recursos próprios do Estado.

No Centro Integrado haverá uma integração das forças policiais, Civil e Militar, que atuarão no combate à criminalidade e na manutenção da segurança dos moradores, que passarão a ter num único ambiente atendimentos das demandas da Segurança Pública. Também serão disponibilizadas mais quatro viaturas, sendo duas da Polícia Militar (PM) e duas da Polícia Civil (PC), que irão reforçar a segurança dos moradores.

Já a Força Tarefa emprega policiais militares em suas folgas para incrementar a força pública em favor da população, aumentando a sensação de segurança.

Cada agente de segurança recrutado recebe uma diária de R$ 120. Com o incremento na segurança pública, a Força Tarefa concentra um investimento superior a R$ 1 milhão mensal, aumentando assim o efetivo nas ruas.