Servidores da Segurança Pública participam de oficina de docência

Por ASCOM às 30/11/2017 18:13

A segunda edição da oficina reuniu equipes técnicas de ensino de cada órgão vinculado à SSP numa parceria com o Senac/AL

Texto de Micheliny Tenório

 

Servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) participaram da Segunda Oficina de Educação na Segurança Pública promovida pelo Núcleo de Ensino da SSP com foco na instrução das equipes técnicas de ensino conforme as matrizes curriculares definidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento foi promovido entre os dias 21, 23, 28 e 30 de novembro.

A coordenadora do Núcleo de Ensino, Sueli Cavalcante, informou que as oficinas fazem parte da proposta pedagógica da SSP e visam capacitar os coordenadores de ensino dos respectivos órgãos de Segurança Pública para orientarem seus docentes.

“Normalmente, as equipes técnicas organizam os cursos que são ofertados pela SSP e pelos demais órgãos. Através da oficina temos uma oportunidade para nosso aperfeiçoamento e desenvolvimento de capacidades para melhor instruir nossos docentes”, afirmou Sueli.

A oficina foi realizada na unidade do Senac, no bairro do Farol, que se tornou um parceiro da SSP. “O Senac nos cedeu o espaço para a oficina e disponibilizou técnicos para nos orientar quanto às boas práticas para capacitação de docentes desenvolvidas por esse órgão”, acrescentou Sueli ao destacar a troca de experiência e conhecimento da expertise com os técnicos do Senac.

Participaram da segunda oficina servidores da área de ensino da SSP, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Setor de Educação do Detran. A oficina também abriu vagas para coordenadores da Escola Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inserção Social (Seris) e da Guarda Municipal de Maceió.

A oficina totalizou uma carga horária de 40 horas, em que 36 servidores passaram por orientações e dinâmicas sobre planejamento de aulas, instrumentos de avaliação, didática, relações interpessoais e esclarecimentos sobre modificações na matriz curricular da Senasp, dentre outros conteúdos.

Professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) juntamente com instrutores da Escola de Governo e da pedagoga da Senasp, Andrea Passos, foram os responsáveis pelas instruções durante a segunda oficina.

A psicóloga Gabriela Tenório, instrutora da Escola de Governo, falou sobre liderança, coaching e gestão de conflitos, assuntos que foram temas de sua instrução.

“A liderança começa pela gestão de si próprio, aliando o cérebro e o coração, para que as pessoas entendam a importância da humanização no trato com as pessoas, para que busquem entender as particularidades, limitações e talentos, ou seja, a prática da empatia”, descreveu Gabriela.

O policial civil Alexandre Simões disse que o momento foi oportuno para seu trabalho. “Essa oficina foi de imprescindível importância. Todas as matérias que nós vimos aqui na oficina são extremamente aplicáveis na vida prática”, ressaltou Alexandre.

Ao final da oficina, cada participante irá apresentar ao Núcleo de Ensino da SSP um portfólio sobre a experiência vivida nessa segunda edição.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL