Governo do Estado inaugura Centro Integrado de Segurança Pública de Junqueiro

Por ASCOM às 01/12/2017 10:19

Município recebeu ainda o Programa Força Tarefa com três novas viaturas

Texto de Severino Carvalho e Vanessa Siqueira

O 9° Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em Alagoas foi entregue na manhã desta quinta-feira (30) pelo governador Renan Filho e o secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior. O equipamento vai funcionar no município de Junqueiro, instalado à margem da BR-101, quilômetro 88, próximo à Casa da Sopa Maria José Santana. O Governo do Estado fez um investimento de R $ 1,4 milhão com recursos próprios.

O governador considera a instalação do Cisp em Junqueiro estratégica, uma vez que a região fica próxima da divisa com Sergipe e precisa ter o policiamento fortalecido. “Aqui em Junqueiro havia três policiais por dia, no máximo, e vai para 12 agora, ou seja, um reforço de quatro vezes mais policiais militares. O efetivo da Polícia Civil também será ampliado e a delegacia passa a funcionar 24 horas. São mudanças muito importantes que colaboram para redução da violência. Por este e por outros programas, Alagoas dá exemplo para o país na redução da violência”, declarou o governador.

Inauguração do Cisp em Junqueiro (Crédito: Márcio Ferreira)

O Cisp de Junqueiro segue a política de integração das forças policiais implementada pelo Governo do Estado. “Esse é um momento especial para Junqueiro e região receber um equipamento tão importante para a Segurança Pública como o Centro Integrado. Só temos que agradecer ao Governo do Estado”, disse o prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto.

Os Centros Integrados de Segurança Pública instalados no interior de Alagoas reúnem policiais civis e militares em um mesmo ambiente, facilitando o acesso da população aos serviços da Segurança Pública, além de intensificar as ações de combate ao crime na região. “Eu creio que esse Centro Integrado vai ajudar bastante na segurança do nosso município, porque aqui estamos quase sem segurança; existem poucos policiais e isso facilita a vida do bandido”, afirmou o morador de Junqueiro, João Laurentino Alves, 71 anos.

Força Tarefa

O Centro Integrado dispõe de instalações e acomodações modernas. Quatro viaturas também foram entregues durante a solenidade, uma para a Polícia Civil e três para a Polícia Militar. As “amarelinhas” ficam à disposição da PM e serão empregadas no Programa Força Tarefa de Segurança, instalado em Junqueiro durante a cerimônia. O Força Tarefa de Segurança Pública eleva o policiamento ostensivo por meio da contratação de policiais militares nos dias de folga.

Entrega de três viaturas da Força Tarefa em Junqueiro (Crédito: Márcio Ferreira)

Segundo o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Paulo Cerqueira, a Segurança Pública já colhe bons resultados da integração das forças policiais em Alagoas nos oito Cisps já instalados e em funcionamento no interior do Estado. “Antes dos Cisps havia, em média, em cada município, três policiais militares. O grupamento geralmente ficava distante da delegacia de Polícia Civil com dois ou três policiais também. Ou seja, às ações não eram planejadas e as forças policiais não trabalhavam conjuntamente. Nesta gestão, há a integração em um único prédio, então as ações operacionais são feitas com planejamento”, explicou Cerqueira.

O secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, destacou os avanços que Alagoas conquistou nos últimos anos e que resultaram na redução dos índices de violência. Para ele, os investimentos feitos pelo governador Renan FIlho na Segurança são importantes e vão garantir que o Estado siga na curva decrescente de homicídios e outros crimes.

“Alagoas vai na contramão do país e está reduzindo a violência, porém essa conquista não é por acaso, é fruto dos investimentos do governo na segurança. Os CISPs além de resgatar a dignidade dos policiais civis e militares, que contarão com uma estrutura adequada para realizar seu trabalho, vão proporcionar à população mais segurança”, afirmou.

Além de Junqueiro, já possuem CISPs os municípios de Boca da Mata, Cajueiro, Girau do Ponciano, Murici, Ouro Branco, São José da laje, São José da Tapera e Viçosa.