Série de reportagens vai abordar impacto de ações da Segurança no turismo

Por ASCOM às 03/12/2017 16:03

Segurança Pública reduz crimes e beneficia crescimento da atividade; no Sertão, trabalho garante queda da violência e aumento no fluxo de turistas

Texto de Andressa Alves, Vanessa Siqueira e Thiago Tarelli

As belezas naturais de um destino nem sempre são suficientes para garantir uma experiência turística completa e prazerosa. Aliada à diversidade de atrativos e produtos, é necessária a junção de diversos elementos, dentre eles a Segurança Pública. Nesse sentido, com o intuito de relatar os projetos e ações executadas pelo Governo de Alagoas no segmento e sua influência no turismo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançam uma série de reportagens especial a partir deste sábado (9).

 

Intitulada como “Turismo mais Seguro”, a série irá ressaltar a importância das ações de segurança no desenvolvimento da atividade turística das regiões do Sertão, Litoral Sul e Litoral Norte do Estado.

 

Redução de crimes no Sertão

 

O Sertão está em toda parte, já diria Guimarães Rosa. Em Alagoas, é do tamanho de 27 municípios – dos quais 16 têm potencial turístico, de acordo com o novo Mapa do Turismo, e estão em pleno crescimento. O Governo do Estado vem desenvolvendo diversas ações para fomentar a região e a Secretaria de Estado da Segurança Pública atua para garantir o bem estar da população e dos turistas, bem como a redução de crimes.

 

Os números mostram a eficiência do trabalho realizado pelas Polícias Civil e Militar na região. Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Sertão registrou queda considerável em várias modalidades criminosas este ano.

 

O roubo de transporte coletivo rodoviário, operado pelas vans de transporte complementar, caíram consideravelmente. Apenas uma ocorrência foi registrada este ano. No ano passado foram três assaltos na região. Já o roubo de motocicletas teve queda de 3,1%. Em 2016 foram registrados 97 ocorrências e este ano o número caiu para 68.

Já o número de prisões em flagrante por roubo, neste ano, tiveram um aumento de 77,8%, comparado aos números de 2016. As prisões em flagrante também tiveram aumento de 4% e de prisões por tráfico de drogas aumentaram 4,5% entre janeiro e novembro deste ano.

 

O combate ao tráfico de drogas também cresceu de forma exponencial. Este ano, já passa de duas toneladas o montante de drogas apreendidas na região. O resultado é fruto das ações integradas realizadas pelas Polícias Civil e Militar.

 

Turismo a todo vapor

A região turística dos Caminhos do São Francisco abrange as cidades ribeirinhas alagoanas, da foz do Rio São Francisco aos Cânions do Xingó e registra uma ocupação hoteleira expressiva neste ano. No feriadão de finados, por exemplo, o índice de ocupação chegou a 95%. Em média, a ocupação nesses municípios é de 70% ao longo do ano.

 

No total existem 82 empreendimentos hoteleiros nessas localidades. Até 2019, cinco novos hotéis serão inaugurados na região. Os bons índices fazem com que a iniciativa privada aposte na região. A cidade de Piranhas, por exemplo, conta com 23 empreendimentos hoteleiros, sendo que até o fim do ano, quatro novos hotéis e pousadas serão inaugurados, gerando 324 novos leitos na cidade.

 

Em Delmiro Gouveia, até dezembro, serão mais cem leitos com a inauguração de um novo hotel. Até o momento a cidade conta com 500 leitos, distribuídos em 13 hotéis.

 

A região dos Cânions do São Francisco vai ganhar um empreendimento de categoria quatro estrelas com 109 apartamentos de alto padrão, parque aquático, cozinha internacional e estacionamento para 250 veículos. O Hotel Aline, do empresário Lula Cabeleira, entra em funcionamento no dia 15 de dezembro.

Piranhas também vai ganhar um hotel de categoria quatro estrelas e uma mega estrutura de receptivo turístico. As obras devem começar no próximo ano. Serão 156 apartamentos de alto padrão com grande área esportiva.  O empreendimento é do empresário Manoel Foguete.

 

Para os empresários que já atuam no Sertão a sensação de segurança é cada vez mais presente. Em Piranhas o número de presos que ocupavam as celas da delegacia do município preocupava, porém o problema foi resolvido pelo governador Renan Filho durante o Governo Presente, que ordenou a transferência dos detentos para o Presídio de Segurança Máxima, em Craíbas.

 

“Já havia ocorrido tentativa de fuga destes bandidos de alta periculosidade e isso tinha muita repercussão negativa com os turistas. Soube que ele [governador] vai aumentar o contingente policial nas cidades da região e isso vai nos dar ainda mais condições para trabalhar e desenvolver o turismo. Antigamente a gente não via muita polícia e pequenos assaltos e furtos na cidade eram comuns. Agora esperamos que com as ações do Governo Presente isso vá surtir efeito daqui em diante”, comemorou o proprietário da Pousada Mecejana, em Piranhas, Miguel Alencar.

 

A Secretária de Turismo de Delmiro Gouveia, Patrícia Brasil, falou da importância de garantir aos turistas segurança e parabenizou as ações da Sedetur para promover os destinos da região.

 

“A segurança afeta diretamente a atividade turística. É de extrema importância que nós tenhamos um turismo seguro, confiável, para que o turista se sinta bem ao sair de casa. Nós temos uma região singular com relação ao turismo, com paisagens lindas e atualmente temos poucas indicações a furtos ou infrações maiores. Aqui em Delmiro Gouveia, especificamente, nós contamos com Corpo de Bombeiros Militar e isso é de extrema importância para gente, sempre eficiente e nos apoiando. Hoje nós podemos dizer que temos um destino seguro e confiável no Sertão”, disse.

 

Investimentos na Segurança

 

O Governo do Estado também investe na melhoria da estrutura de prédios da Segurança Pública do Sertão e incrementa batalhões com novos equipamentos. Durante o oitavo Governo Presente, realizado entre os dias 23 e 25 de novembro, o governador Renan Filho e o secretário em exercício da SSP, Manoel Acácio Júnior, entregaram duas novas viaturas à Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes), no município de Piranhas, lançaram a Força Tarefa e visitaram as obras do novo batalhão da Polícia Militar em Delmiro Gouveia, que tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2018.

O prédio está sendo construído às margens da AL- 145, local estratégico para que a polícia consiga realizar patrulhamento ostensivo em todo o município e também em regiões turísticas.

 

Já o município de Mata Grande receberá um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), além da Força Tarefa de Segurança, que já está atuando na cidade.

 

Para o secretário em exercício da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, os investimentos na região serão muito importantes para dar continuidade às ações de combate ao crime.

 

“A Copes [Companhia de Operações Especiais do Sertão] atua combatendo vários crimes nessa região, como assalto a banco, tráfico de drogas e outros crimes que venham a ocorrer. Ela tem ajudado muito as Polícias Civil e Militar e por ser especializada tem fundamental importância para a região. A Força Tarefa que agora atuará em Delmiro Gouveia também será importante. Além disso, está em funcionamento os Centros Integrados de Segurança em Ouro Branco e São José da Tapera e estão em construção os CISPs de Pão de Açúcar e Mata Grande. Todos são investimentos muito importantes e que irão beneficiar diretamente o turismo”, afirmou.

 

O comandante do Policiamento de Área do Interior (CPAI – I), coronel Walter do Valle, destacou que a região representa uma das maiores reduções de criminalidade do estado, fruto do trabalho integrado que vem sendo realizado pelas Polícias Civil e Militar.

 

“Os trabalhos dos militares comandados pelo Coronel Genival, no 7º Batalhão, e do 9º Batalhão, comandados pelo Major Anaximandro, tem resgatado a diminuição da violência. Tenho certeza que aqui na área do 9º Batalhão com a criação do CISP em Mata Grande e futuramente com o de Pão de Açúcar o CPAI terá uma nova pujança. A Força Tarefa é um indicador específico que mostra o trabalho ostensivo e tenho certeza que em Delmiro Gouveia teremos reduções significativas de roubos e também outros crimes praticados no Alto Sertão”, completou.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL