Secretário de Segurança participa de audiência pública em Coruripe

Por ASCOM às 07/12/2017 12:12

Audiência foi promovida pelo Ministério Público Estadual; município será contemplado com CISP

Texto de Vanessa Siqueira

A Segurança Pública foi o tema central de uma audiência pública realizada, na tarde desta quarta-feira (06), na Câmara de Vereadores de Coruripe. O Secretário Executivo de Políticas da Segurança Pública, Manoel Acácio, representou a pasta na atividade e debateu problemas da segurança no município e também anunciou algumas medidas.

Promovida pelo Ministério Público do Estado (MPE) a audiência pública reuniu também integrantes das Polícias Civil e Militar, o prefeito de Coruripe Joaquim Beltrão, vereadores, promotores de Justiça e integrantes da sociedade civil organizada.

O secretário Acácio Júnior falou da estrutura da Segurança Pública e dos avanços obtidos pela pasta no tocante à redução no número de homicídios, citando o Anuário da Segurança Pública, divulgado no mês de novembro. Ele lembrou a gestão de Alfredo Gaspar de Mendonça à frente da SSP e da continuidade das estratégias adotadas desde então.

Ele também anunciou que Coruripe será contemplado com um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) tipo 2 em 2018. O prédio contemplará as equipes da Polícia Militar e Civil e também o Corpo de Bombeiros. A Força Tarefa também será implantada no município.

“O município passará a ter quatro viaturas para a PM e duas para a PC, além de contar com um incremento de 24 policiais. Sabemos da carência de efetivo na região e estamos sempre de portas abertas para ouvir os pleitos da sociedade”, disse.

O anúncio da implantação do CISP em Coruripe foi comemorado pela população presente e também por integrantes da Segurança Pública. O delegado Valdeks Pereira, responsável pela Gerência de Polícia Judiciária Região 3, destacou a  importância do Centro Integrado devido a extensão territorial e populacional de Coruripe e que o novo prédio também seria um incentivo aos servidores que irão atuar no local.

O tenente-coronel Bittencourt, comandante do Policiamento de Área Integrada 2 (CPAI 2), representou o comandante da Polícia Militar na audiência e falou da importância de intensificar as ações na região para reprimir o crescimento da violência.

O presidente da Câmara de Vereadores de Coruripe, Mesaque da Silva Padilha, parabenizou o Ministério Público pela iniciativa de debater a Segurança Pública nos municípios alagoanos e também destacou o trabalho da Segurança Pública. Ele confirmou a reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública, que irá auxiliar o debate e fiscalização das ações voltadas para a cidade.

Joaquim Beltrão, prefeito de Coruripe, reconheceu o esforço e empenho das Polícias Civil e Militar em promover a segurança na região, além de afirmar ser importante a construção do CISP no município. “Nós aprendemos a respeitar o trabalho feito pela Segurança Pública, pois temos verdadeiros heróis atuando aqui. Desde a gestão de Alfredo Gaspar que vemos a mudança na segurança”, completou.

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, destacou a importância do envolvimento do poder público e da sociedade civil nas políticas de Segurança Pública. Ele incentivou a participação da população no Conselho Municipal de Segurança para que sejam discutidos os problemas e encontradas soluções.

“Não dá para fazer segurança pública sem avanços em políticas e sem a sociedade. Participei ativamente da elaboração do projeto dos Centros Integrados de Segurança e hoje vejo que tem dado certo em todos os municípios implantados, com redução de mais de 70% de todos os índices. Sem dúvida digo que a união das polícias é a solução em termo de segurança pública. Não basta apenas implantar o CISP e pensar que os problemas estarão solucionados. O Ministério Público defende que sejam alavancados outros instrumentos para dar suporte e essas audiências púbicas visam justamente implementar a cultura da paz em Alagoas”, disse.