Operações prendem em Maceió e no interior integrantes de organizações criminosas

Por ASCOM às 07/03/2018 10:46

Ações da Secretaria da Segurança Pública ocorreram em parceria com o Ministério Público Estadual

Texto de Vanessa Siqueira com Ascom MPE

A Secretaria de Estado da Segurança Pública deflagrou duas operações com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas. As ações ocorreram nesta quarta-feira (07) em Maceió, União dos Palmares e São Luís do Quitunde.

Em Maceió e em União dos Palmares a SSP, em parceria com o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público Estadual de Alagoas (Gecoc), Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) e a Polícia Militar, prendeu quatro pessoas integrantes de uma organização criminosa.

Foram cumpridos 13 mandados de prisão e de busca e apreensão, cujas representações foram requeridas pelo Gecoc e pela DRN e expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. As investigações duraram cinco meses e contou com um trabalho de Inteligência para conseguir identificar os integrantes e suas áreas de atuação.

Maurício Ferreira da Silva Filho, apontado como gerente do tráfico da organização em União dos Palmares e um homem identificado apenas como “Juninho”, que teria a missão de armazenar e vender a mercadoria ilícita, foram presos em cumprimento de mandados de prisão. O adolescente J. H. N., responsável pela venda das drogas, foi apreendido.

Eljansse Wallyson da Silva, o China, que seria o gerente do bando, atirou contra a equipe policial e os militares responderam á ação. Ele foi ferido e socorrido, mas não resistiu e morreu. Com ele a polícia apreendeu um revólver calibre 38 e aproximadamente um quilo de maconha. Segundo as investigações, todos atuavam na capital e no interior e cometiam vários crimes, entre eles tráfico de drogas e de armas, homicídios e assaltos.

Já os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências de todos os acusados citados acima e, ainda, nas residências de David Borges, que teria a missão de distribuir o material entorpecente entre os aviões (vendedores); e José Cícero da Silva Oliveira, Felipe, Iguinho e Larissa, cuja função seria a venda dos produtos ilegais.

Participam da operação homens do Batalhão de Radiopatrulha, com o apoio do 2º Batalhão de Polícia Militar, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Grupamento Aéreo. A ação contou ainda com a participação da população por meio do 181 Disque-Denúncia, que teve um papel importante no andamento das investigações.

São Luís do Quitunde

Já no município da região Norte de Alagoas militares do 6º Batalhão de Polícia Militar, da 3ª Companhia Independente, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e de policiais da Asfixia e do Tigre, da Polícia Civil, cumpriram 19 mandados de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas por integrarem uma organização criminosa que atuava cometendo tráfico de drogas, roubos e outros crimes.

A operação foi fruto de um trabalho de investigação realizado pela SSP que constatou a existência de uma organização criminosa atuando na região Norte de Alagoas e que praticou roubos, furtos e tráfico de drogas.

O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público do Estado (MPE), representou os mandados e a 17ª Vara Criminal da Capital expediu 19 mandados de busca.

Foram presos Amaro Jorge e Izadalto Bezerra. Com eles foram apreendidas duas espingardas e uma garrucha.

Todo o material e os presos foram levados para o Centro Integrado de Segurança Pública de São Luís do Quitunde para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL