Governo autoriza início das obras do Cisp de Mata Grande

Por ASCOM às 04/04/2018 15:54

Ordem de serviço foi assinada pelo governador Renan Filho e o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior

Texto de Severino Carvalho

A segurança pública em Mata Grande ganhará um reforço substancial. Mais do que isso: o município sertanejo passará a contar com um espaço amplo e moderno, que vai congregar as forças das polícias Civil e Militar no combate à violência.

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, assinaram, na manhã desta quarta-feira (4), a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A previsão é de que o equipamento esteja pronto em 60 dias e será erguido na Praça da Matriz, no Centro da cidade, que esteve em festa esta manhã, para saudar a iniciativa do Governo do Estado.

“Vamos ampliar a presença dos Centros Integrados de Segurança Pública no Alto Sertão de Alagoas. O Estado, hoje, dá exemplo ao Brasil na redução dos índices de violência, mas temos muito trabalho a fazer. Por isso, lançamos, aqui, um equipamento muito importante para a cidade, com o objetivo de promover a paz e evitar todos os tipos de crime, principalmente contra a vida”, explicou Renan Filho.

Márcio Ferreira

Até o momento foram construídos 12 Cisps em Alagoas. O Centro Integrado de Mata Grande terá um investimento de R$ 1.831.804,70.  Atualmente, já se encontram em funcionamento os Cisps de Pão de Açúcar, Igaci, Boca da Mata, Cajueiro, Girau do Ponciano, Junqueiro, Murici, Ouro Branco, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde e Viçosa.

Segundo o secretário de Segurança Pública, nos próximos meses, serão 18 em funcionamento em Alagoas, cinco deles no Sertão alagoano. “Não é à toa que Alagoas reduz os índices de violência. Isso acontece porque o Governo olha para o Estado como um todo”, observou Lima Júnior.

“Desde que cheguei ao Governo, procuro levar o efetivo e o fortalecimento da Segurança Pública a todas as regiões. Agora, chegamos a Mata Grande e já estamos com os Cisps funcionando no Sertão, em Ouro Branco, São José da Tapera, Pão de Açúcar, e vamos chegar a Piranhas, além de estarmos com um Batalhão da Polícia Militar pronto e prestes a ser inaugurado em Delmiro Gouveia”, acrescentou Renan Filho.

Márcio Ferreira

O prefeito em exercício de Mata Grande, Franklin Lou, considerou esta quarta-feira como um dia histórico para o município. “Nossa cidade clamava por segurança. A população fez manifestações e pedia pelo Cisp. O governador entendeu a nossa necessidade e autorizou a construção”, recordou o prefeito.

Renan Filho anunciou, durante a solenidade, que o Governo do Estado vai recuperar o histórico prédio da Cadeia Pública, que, após a restauração, será cedido ao município com vistas à instalação de um centro cultural. O imóvel fica vizinho ao terreno onde será instalado o Cisp. A área e o prédio foram visitados pela comitiva, ao fim do evento.

Rodovias

O governador anunciou, também, a execução de obras de infraestrutura viária na região. Ele garantiu que o Governo do Estado vai intensificar a recuperação asfáltica dos 15 km da AL-145, entre Mata Grande e Inhapi.  E, ainda, a implantação da rodovia que liga Mata Grande à BR-316. O acesso tem cerca de 6 km de extensão e encontra-se no barro.

Prestigiaram a solenidade em Mata Grande, os comandantes-gerais da Polícia Militar, Marcos Sampaio, e do Corpo de Bombeiros, Adriano Amaral; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o ex-prefeito de Mata Grande, Fernando Lou; os deputados estaduais Isnaldo Bulhões e Inácio Loyola, dentre outras autoridades.