Neac é referência em dados para estratégias e pesquisas científicas

Por ASCOM às 11/04/2018 15:07 - Atualizado em 12/04/2018 14:20

População também pode acessar informações por meio do Guia de Serviços do Governo do Estado

Texto de Mayara Melo

Criado para assessorar as forças policiais ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) também oferece serviços à população, inclusive para iniciação científica. Por meio do catálogo digital do Guia de Serviços do Governo, é possível consultar os dados compilados pelo Neac a qualquer momento. O sítio de informações é a maneira de viabilizar o acesso dos cidadãos aos serviços oferecidos pelo Governo de Alagoas.

O núcleo é coordenado pelo capitão da Polícia Militar Anderson Cabral, que gerencia informações dos dados por meio de fontes oficiais, que são os órgãos veiculados à SSP. Contudo, eventualmente, são utilizadas algumas fontes extraoficiais, quando comprovada a seriedade do canal e a não vinculação política. Também parte do Núcleo a análise criminal um mecanismo que possibilita avaliar quais são os fatores que estão ocasionando determinados comportamentos criminais de uma região.

O subtenente PM Flávio Azevedo, responsável pela coleta de dados e interpretação do crime de homicídio, explica que, na análise criminal, as informações passam pelo campo do planejamento, estratégias e controle dos comportamentos socioeconômicos e culturais.

“Às vezes, passa-se por situações em que se perde totalmente o controle da razão e acaba-se cometendo um crime. Isso é passível de ocorrer em qualquer sociedade do mundo, por mais civilizada que ela seja. Contudo, o que o núcleo tenta evitar é que isso se torne um padrão de comportamento”, destaca.

A principal função do Núcleo de Estatística e Análise Criminal é assessorar o secretário da Segurança Pública e técnicos da área mostrando os principais indicadores de criminalidade no sentido de orientar as ações da secretaria e dos demais órgãos a ela vinculados para o combate a essas transgressões contra a ordem social.

Há também um vínculo direto com a imprensa, para a qual são diariamente disponibilizados os relatórios de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), possibilitando assim o acesso à informação por meio da mídia.

Como solicitar os dados

Para ter acesso às informações fornecidas pelo Neac, os cidadãos são direcionados para o link http://e-sic.al.gov.br/  por meio da Lei de acesso à informação, ou através de ofício que devem ser entregue diretamente no prédio da SSP, no Centro, com encaminhamento direto para o setor. A parceria tem dado tão certo que, segundo o subtenente Flávio Azevedo, as informações obtidas pelo setor atingiram um nível de qualificação tão alto que hoje ele é referenciado em diversos trabalhos de graduação, mestrado e doutorado.

Pela excelência das informações oferecidas à sociedade, o Neac foi inserido no Guia de Serviços do Governo do Alagoas. O catálogo surgiu com a proposta de facilitar o acesso da população às informações e aos serviços prestados por todos os órgãos do Executivo estadual, em um único espaço, de maneira rápida, prática e acessível. Qualquer pessoa, no conforto de sua casa, pode ter acesso online e consultar seus temas de interesse e necessidade.