Núcleo de Qualidade de Vida da SSP evita desperdícios com treinamentos contra incêndio

Por ASCOM às 22/10/2018 09:59

Extintores com datas de recargas próximas foram utilizados em aulas de prevenção

Texto de Mayara Melo

Os vários extintores de incêndio da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) são aproveitados, anualmente, para o treinamento de combate a possíveis eventos com fogo. A aula deste ano aconteceu nesta quarta-feira (17), no Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) localizado no bairro do Clima Bom.

Extintores de incêndio têm embalagem e carga com data de validade. Anualmente, as cargas dos aparelhos da SSP precisam ser trocadas e, para não haver desperdício, o Núcleo de Qualidade de Vida aproveita para instruir os funcionários da Segurança para um possível episódio de acidente com fogo.

Com instruções do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (Cbmal), através de aulas prática e teórica, os servidores aprendem a identificar o princípio de incêndio a partir de pequenas explicações, como a classificação do fogo.

Segundo a cabo do Cbmal, Ana Patrícia de Melo, instrutora das atividades, é necessário saber que, para cada situação de incêndio ou de material que está em chamas, existe um extintor adequado.

“Nós trabalhamos com prevenção e é determinante saber qual extintor usar para cada tipo de fogo. Saber como proceder em situações de emergência é essencial para a vida”, explicou a cabo.

Na aula prática, os alunos combateram focos de incêndios utilizando os conhecimentos adquiridos na aula teórica, segundo o passo a passo feito por Ana Patrícia.

Para Emerson Moura, coordenador do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, ações como esta são importantes para disseminar a cultura prevencionista no ambiente de trabalho.

“O treinamento é para que se possa difundir a cultura prevencionista entre os servidores da secretaria. Anualmente realizamos as recargas dos extintores do prédio e este momento é aproveitado para orientar os servidores. Com isso nossos extintores estão em dia. Quero agradecer a coronel Camila Paiva, Comandante do Grupamento de Incêndio, pela parceria e por disponibilizar o espaço para a capacitação”, disse.

O núcleo vem trabalhando a capacitação dos servidores desde 2015, ano da sua criação. São ofertados cursos, palestras, treinamentos e ações voltadas à saúde do servidor, a prevenção a acidentes e a segurança no trabalho.

 

Como identificar um foco de incêndio

É importante saber diferenciar o incêndio e o princípio de incêndio. De acordo com Ana Patrícia, o princípio é aquele em que as chamas são pequenas, fáceis de serem apagadas e estão dentro do seu campo de visão.

Já um incêndio pode ser caracterizado por uma quantidade de fogo maior que se espalha mais rápido e com mais facilidade. Nestes casos, é necessário chamar os Bombeiros pelo número 193, conforme orientou Patrícia.

Ainda de acordo com a cabo, é fundamental saber diferenciar e utilizar os extintores de acordo com as situações.

O extintor com água pressurizada é específico para incêndios da chamada classe A, onde as chamas derivam de materiais compostos por madeiras, tecidos e papéis, por exemplo. É importante conhecer essa informação para poder manipular de forma correta os extintores.

Há a crendice de que água pode apagar qualquer incêndio, fato que a instrutora afirma não ser verdade.

“Em chamas causadas por equipamentos eletrônicos energizados ou por líquidos inflamáveis, a água, ao invés de apagar o fogo, causa um efeito reverso, aumentando as chamas”, explicou.

Já o extintor com pó químico seco é indicado para incêndios da classe B, causados por líquido inflamáveis e em de gás de cozinha (GLP).  Nesses casos, o mais indicado é usar o pó que age por abafamento.

O extintor com gás carbônico (CO2) é o indicado para material elétrico energizado, ele age com o método de abafamento, ejetando CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar.

Já a classe D, são incêndios com metais inflamáveis e é combatido com extintor de pó químico especial.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Copyright @2018
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL