Ação integrada da Segurança Pública apreende11kg de cocaína e derivados na parte alta de Maceió

Por ASCOM às 17/05/2019 17:12

Somente nos últimos 15 dias, foram apreendidos 35 quilos da droga no Estado

Por Alan Fagner

Operação integrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), Delegacia de Narcóticos (Dnarc), 5º Batalhão e 2ª Seção (Serviço de Inteligência) da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL) apreendeu na noite desta quinta-feira (16) e 9,5kg de cocaína, 1,5kg de crack. As drogas estão avaliadas entre R$ 215 mil (grosso) a R$ 550 mil (no varejo). Os detalhes da ação foram repassados à imprensa durante coletiva de imprensa, na sede da SSP, na tarde desta sexta-feira (17).

Além dos narcóticos, também foram apreendidas duas armas de calibre restrito, sendo uma pistola 9mm e uma .40. Joseph Alessan da Silva, 24 anos, foi preso em flagrante e era o responsável pela distribuição das drogas.

O proprietário das drogas já foi identificado e se encontra recolhido no sistema prisional. Seu nome não foi divulgado para não atrapalhar as investigações que continuam acontecendo, visto que se acredita haver o envolvimento de uma grande facção criminosa no caso.

De acordo com o secretário Lima Júnior, o volume de cocaína apreendido até agora em Alagoas é equivalente a um ano de operações. “Estamos no mês de maio e já apreendemos a cocaína equivalente a um ano inteiro. Somente nos últimos 15 dias, contando com aquela apreensão de 20kg em Arapiraca e São Sebastião, e apreensões de outras operações, apanhamos uma média de  35kg de cocaína. São prejuízos significativos para qualquer organização criminosa que esteja por trás dessa rede de tráfico”, destacou.

O delegado Gustavo Henrique, titular da Delegacia de Narcóticos (Dnarc), explica que esta operação é, na verdade, uma continuação da apreensão ocorrida no início do mês em São Sebastião. Após aquela ação, foram realizadas várias prisões de pequenas quantidades de cocaína e ainda mais dois quilos de pasta base, também em Arapiraca, em um apartamento onde também foram encontrados materiais e equipamentos utilizados no refinamento da droga.

“A partir daí, intensificamos os trabalhos em parceria com a Inteligência da PM, e chegamos a informação de que havia também chegado uma grande quantidade de droga no Tabuleiro do Martins. As equipes caíram em campo, e descobriram que ontem haveria uma entrega na Av. Cleto Marques luz. Acionamos o ostensivo do 5º Batalhão, que abordou o indivíduo e constatou que ele estava com um tablete de crack”, relatou.

O restante da droga e as armas foram encontradas em um sítio no Distrito Industrial, em local apontado pelo suspeito.

Para Paulo Cerqueira, Delegado-Geral da Polícia Civil, os resultados conquistados na segurança pública são fruto da integração das polícias. “Os resultados estão aí com prisões e apreensões. Esta semana apreendemos 31 suspeitos de assalto, em mais uma ação conjunta das polícias. Isso prova que é um trabalho que vem dando certo e tem que continuar”, destacou.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, ratificou a fala do Delegado-Geral, enfatizando que a integração é o caminho para a Segurança Pública e que outros estados que buscam pelo sucesso no combate ao crime, sigam o exemplo de Alagoas onde as forças são integradas. “Apesar das dificuldades, com a junção de esforços e determinação dos gestores estamos conseguindo virar esse quadro em Alagoas”, disse.