Servidores da SSP participam da 5ª Ação Saúde na Segurança

Por ASCOM às 13/06/2019 12:47

Ação busca despertar para a importância da saúde no trabalho e disseminar a cultura de prevenção

Texto de Luciana Beder

Servidores da Secretaria da Segurança Pública (SSP) participaram, nesta quinta-feira (13), de mais uma edição do projeto Ação Saúde, promovido pelo Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, que busca despertar nos agentes de segurança a importância da saúde no trabalho e disseminar a cultura prevencionista.

Durante a 5ª edição do projeto, foram ofertados serviços de vacinação, aferição de pressão arterial e glicose, realização de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites, consultas médicas, emissão de cartão do SUS e orientação e avaliação física.

Segundo o chefe do Núcleo de Qualidade de Vida, Emerson Moura, ações como esta são importantes para estimular a cultura de prevenção e evitar o adoecimento dos servidores públicos.

“Nós atuamos por meio de quatro eixos e um deles é o de promoção da saúde. Dentro desse eixo, buscamos fazer anualmente esse projeto que oferta diversos serviços para que o servidor tenha acesso aos cuidados que deve ter com a saúde e veja a importância disso, tendo em vista que a atividade da segurança pública é de alto risco e tem uma série de adoecimentos ligados a ela”, disse Moura.

Para a supervisora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Alagoas (Cerest/AL), órgão que apoiou o projeto, Claudia Simões, a iniciativa do Núcleo de Qualidade de Vida é de grande importância, devido ao alto risco de adoecimento emocional dos profissionais.

“Na Segurança, nossa maior preocupação está nas doenças emocionais. Por isso, essa ação de saúde busca ter um olhar voltado para a prevenção, principalmente, por serem profissionais que cuidam do bem estar da população e que precisam ter a sua saúde preservada”, afirmou a supervisora.

A ação contou também com o apoio da Chefia de Ensino Integrado da SSP, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS).