Roubo de cargas cai 40% no primeiro semestre em Alagoas

Por ASCOM às 23/07/2019 08:52

Junho registrou o melhor resultado do semestre, com redução de 63,6%

Texto de Luciana Beder

A Segurança Pública segue contabilizando resultados positivos em Alagoas. Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), houve uma queda de 40% no número de roubo de cargas no primeiro semestre deste ano.

A redução desse tipo de crime em todo o estado é fruto das ações das forças de Segurança Pública, que desmantelam organizações criminosas e resultam em prisões e apreensão de produtos, por meio de investigações e trabalho integrado.

De acordo com as informações estatísticas, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 33 roubos, sendo seis em janeiro, sete em fevereiro, oito em março e quatro nos meses de abril, maio e junho.

Já no mesmo período de 2018, foram contabilizadas 55 ocorrências, sendo 12 em janeiro, nove nos meses de fevereiro e março, sete em abril e maio e 11 no mês de junho.

Junho apresentou o melhor resultado do semestre, com uma redução de 63,6%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, a diminuição no número de roubo de cargas é mais um resultado positivo que mostra que as políticas públicas de segurança têm dado certo.

“É importante continuar com esse trabalho para atingirmos resultados ainda melhores. A integração das forças de Segurança é um dos fatores fundamentais para a redução não só de roubo de cargas como de vários outros crimes”, afirmou.

Segundo o subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Wilson da Silva, a PM tem realizado constantes abordagens nas rodovias com o objetivo de coibir cada vez mais as ações delituosas.

“Também graças ao trabalho conjunto com as demais forças de Segurança que atuam no Estado, entre elas, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, pessoas envolvidas em casos de roubo de carga têm sido presas em todas as regiões, o que consequentemente inibi a realização de novos crimes”, avaliou.

A delegada-geral adjunta da Polícia Civil (PC), Kátia Emanuelly, destacou também o trabalho integrado entre as forças policiais, dentro da política de integração adotada pela Secretaria de Segurança.

“É uma satisfação muito grande ver que também estamos reduzindo a violência nesta modalidade criminosa. No âmbito da PC, isto ocorre em função do trabalho investigativo dos delegados, agentes e escrivães que tem aumentado o esclarecimento de crimes com a consequente conclusão de inquéritos policiais, contribuindo para o combate a impunidade, dentro da missão constitucional da PC, que é a investigação”, disse.