TCU conhece modelo de integração da Segurança Pública em Alagoas

Por ASCOM às 16/08/2019 14:49

Ação objetivou entender as políticas públicas que deram certo para replicar em outros estados

Texto de Alan Fagner

Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) estiveram em Alagoas, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), para identificar boas práticas da Segurança Pública e entender melhor as políticas implantadas que possibilitaram ao estado reduzir os índices de criminalidade. A visita teve como objetivo trocar percepções para poder adaptar à realidade de outras organizações e, assim, implementá-las em outros Estados.

Os auditores federais de controle externo, Ícaro Pontes Azevedo Aguiar e Nelson Anderson Costa Ribeiro, se reuniram com chefes de setores e superintendentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), para colher dados, estatísticas, ações e programas desenvolvidos pela pasta.

Eles ressaltaram que a SSP de Alagoas foi escolhida por ser uma das secretarias que apresentam os melhores índices de combate ao crime no país, sendo referência também pela qualidade e transparência dos dados relativos à Segurança Pública.

“Nossa visita foi motivada pelos bons dados de estatísticas criminais apresentados pelo estado e também em relação aos ganhos que tem ocorrido, no sentido de redução da criminalidade. Então, estamos aqui para entender as práticas que vem sendo adotadas para esse tipo de mudança e para garantir a qualidade desses dados, para que a gente possa disseminar isso para outros estados”, explicou Ícaro Aguiar.

Com a visita, o TCU busca aplicar o conceito de benchmarking, termo de origem na palavra inglesa “benchmark”, que significa referência. É quando uma empresa realiza uma análise aprofundada das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu, com o objetivo de otimizar seu próprio desempenho.

Para o secretario executivo de Políticas de Segurança da SSP, Manoel Acácio Junior, a visita dos auditores do TCU significa que as práticas da adotadas pela pasta estão sendo bem vistas pelo governo federal e outros estados.

“A grande importância dessa visita é que Alagoas está sendo vista como um exemplo a ser seguido e que o trabalho da Segurança Pública está surtindo efeito. A receita para esse sucesso não é segredo: são os investimentos que a segurança está recebendo do governo estadual com novos prédios, com reformas das unidades, com a implantação de programas como o Força Tarefa e o Ronda no Bairro e, principalmente, pela maior integração das forças de segurança do Estado”, destacou o secretário.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL