População em alerta contra o coronavírus: PM já registrou 1.320 denúncias para 181 e 190

Por ASCOM às 31/03/2020 11:11

O trabalho mobiliza diariamente mais de 600 policiais militares das Unidades Operacionais e Especializadas do Comando de Policiamento da Capital

Texto de Wanessa Neves e Vanessa Siqueira

A Operação de monitoramento segue pelas ruas de Alagoas. A Polícia Militar de Alagoas, em parceria com alguns órgãos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realiza diariamente fiscalizações para fazer cumprir o Decreto Governamental em prevenção ao coronavírus (Covid-19). Ao todo, durante os 10 dias de ação integrada na capital, a corporação registrou o recebimento de mais de 1.140 denúncias para o 190 e o Disque Denúncia contabilizou mais de 185 queixas feitas pelo 181.

O trabalho mobiliza diariamente mais de 600 policiais militares das Unidades Operacionais e Especializadas do Comando de Policiamento da Capital (CPC), bem como o emprego de equipes do Programa Força Tarefa. “Vamos continuar firmes e fortes fazendo o possível para manter a população em casa e fazer valer o decreto. Nosso compromisso é com o bem comum”, disse o comandante-geral, coronel Marcos Sampaio.

Dentre os 698 casos verificados pelos policiais em descumprimento ao decreto, a maior parte deles (333 registros) foi a abertura de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres; seguido por 253 lojas ou estabelecimentos que praticam o comércio abertos.

No balanço também foram constatados em funcionamento 32 academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares. Além disso, a PM flagrou 27 atividades de comércio nas praias, rios, lagoas e piscinas públicas; 23 locais com atividades culturais e ainda 25 templos, igrejas e demais instituições religiosas.

Só na segunda-feira (30), foram contabilizados 41 registros de violação ao decreto. Na região metropolitana quase 654 policiais distribuídos em 210 viaturas foram empregados ao longo do dia e noite. A partir de denúncias solicitadas por meio do telefone 190 guarnições flagraram 13 bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres; dois estabelecimentos do tipo academia, clube, centro de ginástica e similares; 20 lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada e dois do tipo museus, cinemas e outros equipamentos culturais, públicos e privados e um caso de qualquer atividade de comércio nas praias, lagoas, rios e piscinas públicas ou outros locais.

Serviço

O trabalho positivo de fiscalização aconteceu graças ao empenho do cidadão alagoano que também está fazendo a parte dele. A população pode continuar contribuindo para que as forças de segurança de Alagoas atuem para que comerciantes e outros setores atendam às recomendações e mantenham a quarentena, uma vez que o Decreto Governamental foi prorrogado por mais sete dias.

Por meio do Disque Denúncia (181), as pessoas podem enviar denúncias que necessitem de averiguação, como por exemplo um estabelecimento que anunciou que irá abrir normalmente, contrariando o decreto. Já o número 190 deve ser utilizado em casos de flagrante de descumprimento, ou seja se o local proibido estiver aberto e funcionando normalmente. Em ambas situações, as informações são direcionadas ao Copom e este fará a checagem e distribuição das ocorrências para as equipes policiais que estiverem mais próximo do fato.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL