Portaria estabelece protocolo para profissionais da Segurança Pública realizarem testes rápidos da covid-19

Por ASCOM às 17/04/2020 11:48

Normatização foi publicada no Diário Oficial do Estado e engloba profissionais das Polícias Federal, Rodoviária Federal e do Ronda no Bairro

Texto de Vanessa Siqueira

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSPAL) estabeleceu o protocolo a ser seguido por profissionais da segurança pública para realizarem testes rápidos que detectem da covid-19. A portaria, assinada pelo secretário Lima Júnior, foi publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A portaria levou em consideração as medidas que vem sendo tomadas para o enfrentamento da emergência em saúde decorrente do novo coronavírus, as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o alerta emitido pelo Ministério da Saúde em 11 de março, que alertava sobre os riscos de crescimento exponencial de casos, além do decreto estadual que instituiu medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública no âmbito dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do poder executivo estadual.

O Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar (CMH/S), localizado na Praça da Independência, nº 67, Centro de Maceió, foi definido como a unidade responsável pela realização dos exames.

O protocolo estabelecido deverá ser realizado por profissionais da Segurança Pública de Alagoas, além de integrantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e integrantes do programa Ronda no Bairro que apresentem  dois sintomas característicos da doença, que são febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, anosmia, mialgia ou diarreia serão obrigatoriamente afastados das atividades por 14 dias a contar da data de início dos sintomas.

Os profissionais sintomáticos devem procurar o CMH/S até o 10º dia após início dos sintomas e devem realizar o agendamento pelo telefone funcional (82) 98833-9358 ou pelo whatssap (82) 99904-0315, da TC QOS PM Joana D’arc Gomes de Oliveira, diretora do Centro de Enfermagem da Diretoria de Saúde da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

A portaria também normatiza os procedimentos que os profissionais da saúde devem adotar no CMH/S para atender os casos suspeitos de covid-19. De acordo com o texto, a unidade hospitalar oferecerá ao profissional sintomático uma máscara cirúrgica e álcool em gel para a higienização das mãos.

O profissional de segurança pública será encaminhado à pré-consulta com a enfermeira do horário, onde será preenchido um formulário com as informações necessárias para tal procedimento. Após a consulta será realizado o teste rápido para COVID-19 e após o resultado será encaminhado ao médico plantonista.

Caso o resultado do teste seja negativo, o profissional será orientado a retornar ao trabalho. Já em caso de teste positivo para covid-19, o CMH/S deverá notificar imediatamente o serviço de saúde através do e-mail notifica@ saude.al.gov.br ou pelos telefones: (82) 3315-2059/ 08002845415 (Horário comercial – todos os dias); (82) 98882-9752 (24 h) e encaminhar ao serviço público ou privado de saúde referência no tratamento.

Em caso de o profissional ser integrante das forças militares, a unidade deverá conceder 14 dias de isolamento ou, após avaliação, prazo indicado pelo médico do quadro de saúde da PMAL.

 

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL