Forças de segurança instalam novo ponto de barreira sanitária em Alagoas

Por ASCOM às 13/05/2020 15:32

Localizada no município de Ouro Branco, fiscalização visa coibir irregularidades no transporte no Sertão do estado

Texto de Vanessa Siqueira

Para continuar a evitar o transporte irregular de passageiros e que pessoas com covid-19 trafeguem pelas rodovias alagoanas, unidades da Polícia Militar em conjunto com profissionais da saúde irão instalar mais uma barreira sanitária. O ponto escolhido foi o município de Ouro Branco.

De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente-coronel Liziário, Ouro Branco foi escolhido após a checagem de denúncias de que pessoas estavam utilizando estradas vicinais para burlar a fiscalização e entrar em Alagoas.

“A partir de segunda-feira (18) estaremos implantando mais essa barreira sanitária. Iniciamos as barreiras com cinco, a um mês atrás, e com o passar dos dias fomos checar denúncias que no município de Ouro Branco existem algumas estradas vicinais e pessoas estavam utilizando essas vias para vir da Bahia e de Sergipe”, explicou.

A fiscalização contará com apoio de militares do 7º Batalhão da Polícia Militar e de profissionais da saúde, que irão checar temperatura dos passageiros dos veículos e encaminhar para uma unidade de saúde aqueles que por ventura apresentarem sintomas do coronavírus. Já os policiais também atuarão fiscalizando a procedência de veículos irregulares, para que sejam notificados e até apreendidos.

Desde o dia 16 de abril as barreiras sanitárias estão em funcionamento em pontos estratégicos localizados em rodovias estaduais e federais que cortam o estado. As barreiras sanitárias funcionam 24 horas no Posto Peroba, que fica em Maragogi, em Novo Lino, São José da Laje, Porto Real do Colégio e em Delmiro Gouveia.

Casos de covid-19 são identificados em rodovias

Um balanço realizado pelo BPRv apontou que nove pessoas foram abordadas e apresentaram sintomas de coronavírus ao passarem pelas barreiras sanitárias. O levantamento contabilizou casos entre os dias 16 de abril e 13 de maio.

Já entre os dias 23 de março e 12 de maio o Batalhão Rodoviário, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), apreendeu cerca de 180 veículos que realizavam transporte irregular de passageiros nas rodovias alagoanas.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, as fiscalizações integradas que vem sendo realizadas nas rodovias têm sido fundamentais para conter a propagação do covid-19 em Alagoas.

“A Segurança Pública de Alagoas está empenhada em fazer cumprir o que determina o decreto governamental e estamos realizando diversas operações e fiscalizações. Nas rodovias esse trabalho integrado tem se mostrado muito importante, pois além de conscientizar as pessoas sobre a doença, também coíbe condutores que estejam de forma irregular”, afirmou.