Alagoas participa em Natal (RN) de encontro regional sobre Segurança Publica

Por ASCOM às 21/10/2020 10:53

Evento intitulado “Senasp Itinerante” é promovido pelo Ministério da Justiça e acontece até o dia 22

O Secretário de Segurança Pública, coronel Lima Junior, e comitiva participam esta semana do “Senasp Itinerante”, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).  O evento ocorre no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.

A ação visa percorrer as cinco regiões do Brasil para ouvir as principais demandas e apresentar possíveis soluções voltadas à melhoria da segurança pública com base nas realidades locais. O Senasp Itinerante segue na capital potiguar até o próximo dia 22.

A iniciativa tem por objetivo aproximar a Senasp dos estados brasileiros, ouvindo as principais necessidades de cada local. Assim, no decorrer do evento, ocorrerão várias Câmaras Temáticas, onde serão discutidas com os gestores de segurança pública as principais demandas da região Nordeste.

“Senasp Itinerante é uma oportunidade de diálogo, de integração com aqueles que executam diariamente segurança pública e defesa social. Buscamos aqui informações estratégicas para subsidiar o planejamento da nossa pasta”, disse Carlos Renato Paim, secretário nacional de segurança pública.

E continuou o secretário nacional: “Trouxemos nosso time de diretores e técnicos para que possam, dentro das câmaras temáticas, conversar com os senhores e apresentar ferramentas importantes que nós dispomos na Senasp, ferramentas gratuitas que podem contribuir com os estados”.

APLICATIVO AGENTE DE CAMPO

Dentre as ferramentas citadas pelo chefe da Senasp está o aplicativo Agente de Campo. O aplicativo dá às forças policiais o acesso a mandados de prisão e busca nacional de veículos roubados, entre outras operações, agilizando o trabalho dos agentes.

O Agente de Campo é destinado aos agentes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que já utilizam as ferramentas do Sinesp. 1.756 agentes de segurança do RN terão acesso imediato ao novo aplicativo e 20.039 do Nordeste.

O aplicativo faz parte do Sinesp Big Data, um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltado à integração e à análise de dados na segurança pública nacional.