Núcleo de Qualidade de Vida promove campanha de prevenção a doenças relacionadas ao trabalho

Por ASCOM às 25/02/2021 12:58

Doenças e síndromes no sistema musculoesqueléticas, causadas dentro do ambiente de trabalho, são os principais responsáveis pelo afastamento dos servidores

Texto de Vinícius Teodósio 

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às LER/DORT, comemorado no dia 28 de fevereiro, o Núcleo de Qualidade de Vida, da Secretaria de Segurança Pública iniciou a campanha de prevenção a doenças relacionadas ao trabalho que levam ao agravo da saúde. 

Durante a semana, os servidores da SSP/AL, receberam a visita dos membros do Núcleo de Qualidade de Vida, que distribuíram materiais educativos de prevenção e alertaram sobre a necessidade do autocuidado durante o expediente de trabalho. 

Por conta da pandemia do Coronavírus, a campanha, que acontece anualmente na SSP, sofreu mudanças e adotou um formato virtual. Em edições passadas, um profissional da saúde visitava cada setor da secretaria, para realizar exercícios, alongamentos e ensinar medidas que ajudam a prevenir as doenças do trabalho, em 2021, as orientações foram passadas em vídeo, pelo fisioterapeuta da Polícia Militar, o capitão Deivson Oliveira, confira abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=VWsaccFQ9Uw

Para Emerson Moura, chefe do Qualivida, a ação preventiva não poderia deixar de acontecer e se adaptou às necessidades que o momento impõe, e reforçou que o mais importante é repassar as informações para que esses problemas sejam evitados.

“A campanha tem como principal objetivo despertar o interesse no autocuidado com a saúde dos nossos servidores, para que eles possam entender que esses distúrbios são bastante comuns, principalmente naqueles que trabalham no setor administrativo e realizam ações repetitivas, sobrecarregando as articulações, tendões e estruturas musculares, causando dor”, afirmou Emerson.

O que são LER/DORT?

As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são enfermidades ocupacionais causadas por movimentos repetitivos realizados durante a execução do trabalho, que prejudicam a atividade laboral, força o afastamento das atividades, a depender da gravidade, além de comprometer financeiramente o trabalhador. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, LER, são um grupo de afecções do sistema musculoesquelético, como tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo e dedo em gatilho, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores, sobrecarregando todo os sistema. DORT é causado pela repetição de movimentos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL