Autorizada a construção dos CISPs de Palmeira dos Índios e Novo Lino

Por ASCOM às 06/04/2021 17:31

Governador e secretário de Segurança assinaram, nesta terça (6), ordem de serviço para o início das obras

Texto de Severino Carvalho e Vanessa Siqueira

A construção dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) de Palmeira dos Índios e de Novo Lino foi autorizada, na tarde desta terça-feira (06), pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça. A solenidade ocorreu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou com a presença dos prefeitos dos municípios contemplados, Júlio Cezar da Silva e Marcela Gomes, respectivamente.

O município de Palmeira dos Índios será contemplado com um CISP do tipo II e Novo Lino, do tipo I. “O CISP de Novo Lino será muito importante para a proteção da entrada de nosso estado, porque o município fica na divisa de Alagoas. Já o CISP de Palmeira dos Índios será construído numa cidade com uma população robusta, uma das maiores de Alagoas”, justificou Renan Filho.

O CISP do tipo II foi concebido para atender as demandas das cidades mais populosas e que possuem localização estratégica para as políticas e ações da Segurança Pública. A unidade de Palmeira dos Índios contará com um investimento de R$ 8,5 milhões, recursos do Tesouro Estadual.

“Palmeira é uma grande cidade, a principal daquela região, com 100 mil habitantes. Então, temos problemas de segurança e sociais. Dessa forma, o Centro Integrado de Segurança Pública vai trazer mais tranquilidade, mais condições para as polícias Civil e Militar operarem as suas atividades, como também a SMTT e Guarda Municipal. O município está de mãos dadas pela Segurança Pública junto com o Estado”, assegurou Julio Cezar.

Já o Centro Integrado de Novo Lino, que é do tipo I, receberá recursos da ordem de R$ 1,8 milhão e vai absorver a Companhia de Polícia Militar e a Delegacia de Polícia Civil. A unidade terá salas e dormitórios específicos para cada força policial, garantindo melhores condições de trabalho.

“É uma obra de grande importância”, enfatizou Marcela Gomes. “Eu, como prefeita, e os linenses estamos muito felizes de poder ter lá o CISP, que dará grande visibilidade e segurança, uma vez que se trata de uma cidade de divisa e que estava precisando muito”, acrescentou.

Ao todo, Alagoas já conta com 27 Centros Integrados em funcionamento nos municípios de Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe e Joaquim Gomes.

“É muito bom fazer Segurança Pública num meio político de gente que prega a paz. O apoio que temos recebido nessas regiões contribui com o nosso trabalho. Hoje a Segurança Publica de Alagoas tem tecnologia de ponta, investimentos e, ano após ano, a violência tem ficado no passado. Ainda temos muito a avançar, mas com o comprometimento dos senhores, conseguiremos resultados cada vez melhores”, disse o secretário Alfredo Gaspar.

Avanço

Renan Filho afirmou que o Governo do Estado avança com o programa de construção de Centros Integrados, fundamental para a redução da violência no Estado. Ele destacou, ainda, o trabalho desenvolvido por Alfredo Gaspar à frente da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“Neste último mês, o secretário Alfredo Gaspar teve um excelente desempenho. Tivemos um dos menores números de homicídios desde o início da série histórica, em Alagoas. Foi, na verdade, o segundo mês com o menor número de homicídios e estamos trabalhando duro para avançar ainda mais neste ano, porque o trabalho da Segurança Pública é uma das principais marcas do nosso governo” afirmou Renan Filho.

Prestigiaram, ainda, a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras dos CISPs de Palmeira dos Índios e de Novo Lino os deputados estaduais Silvio Camelo e Gilvan Barros Filho.