Projeto Minha Cidade Segura leva ações educativas para população de Porto Real do Colégio

Por ASCOM às 08/05/2021 11:37

Palestras, ações educativas e preventivas foram realizadas por integrantes das forças de segurança no município

Texto de Vanessa Siqueira

Com o objetivo de promover a aproximação da população e a prestação de serviços, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deu início ao projeto Minha Cidade Segura. O município de Porto Real do Colégio foi o primeiro a receber o pacote de ações, durante a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), nesta sexta-feira (07).

O projeto consiste em promover ações nos eixos operacionais, de proximidade, educativas e de serviços, garantindo assim maior sensação de segurança aos moradores das cidades que recebem as ações.

As equipes do projeto realizaram panfletagem e também ações educativas nas ruas da cidade a fim de tirar dúvidas e apresentar alguns programas da SSP, como o Disque Denúncia 181, a Delegacia Virtual, a Ouvidoria das forças de segurança e também distribuir materiais educativos.

Também houve a realização de palestras para jovens e adultos, que levaram para casa conhecimento e ainda esclareceram dúvidas.

Na quadra do Centro Educacional de Porto Real do Colégio, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar realizaram uma palestra sobre emergências com crianças pequenas e bebês, que orientou pais e mães sobre cuidados e também ensinou alguns procedimentos de primeiros socorros para casos de engasgos, afogamentos ou outras situações.

No mesmo local, a tenente coronel BM Camila Paiva, integrante da Comissão de Articulação e Prevenção da Violência contra a Mulher, da SSP, orientou mulheres da cidade sobre a violência doméstica e também como proceder e denunciar esse tipo de violência.

Já no Salão Paroquial da cidade, equipes da Ouvidoria, da Chefia de Ensino Integrada e a Chefia de Articulação Política e Prevenção, da Secretaria da Segurança Pública, orientaram jovens sobre quais procedimentos devem ser adotados durante uma abordagem policial, além de repassar informações sobre canais de denúncias, elogios ou sugestões sobre as forças de segurança.

Os jovens tiveram ainda um bate-papo com integrantes das forças policiais sobre concursos públicos e as carreiras da área de segurança pública.

A palestra foi ministrada pelo tenente da Polícia Militar Alex Acioli, o perito criminal Wellington Melo, a agente da Polícia Civil Thaisa Lima e o cabo Herivelton, do Corpo de Bombeiros Militar.