Estatística de Alagoas é eleita como a melhor do país pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Por ASCOM às 16/07/2021 09:55

Transparência e qualidade dos dados garantem que estado ganhe destaque no cenário nacional

Texto de Vanessa Siqueira

Mais uma vez o trabalho do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ganhou destaque nacional e foi apontado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública como a estatística com os dados mais confiáveis do país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) no 15º Anuário Brasileiro da Segurança Pública.

A publicação anual traz dados de todas as unidades da Federação relativos a mortes violentas e também agrupa os estados conforme a qualidade de suas informações estatísticas, fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública e/ou Defesa Social. Alagoas ficou em 1º lugar com nota final de 91,34.

O ranking leva em consideração cinco eixos, que avaliam o conceito, as informações registradas, as informações perdidas, a convergência e a transparência. Em todos os quesitos, Alagoas obteve as melhores avaliações, sendo incluída no Grupo 01, que é composto pelos Estados que apresentaram a melhor qualidade nas informações solicitadas.

Ao longo dos últimos anos, o NEAC vem sendo reconhecido nacionalmente pela qualidade no tratamento e análise de dados criminais como a melhor estatística do país.

Na divulgação do Atlas da Violência em 2017, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) colocou o Estado de Alagoas como o mais transparente na divulgação de dados sobre Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) no quesito Mortes por Causa Indeterminada.

Na pesquisa sobre dados de violência em 2015, Alagoas foi o Estado que mais esclareceu e registrou as causas de mortes ocorridas, ficando um percentual de 0,4% desses crimes a serem esclarecidos. Foi a menor taxa entre os Estados e o Distrito Federal.

Em 2010, a Segurança Pública começou a concentrar as informações sobre violência e o Neac passou a gerar uma unificação de dados com a disponibilização de informações fornecidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Perícia Oficial, além do Hospital Geral do Estado e até veículos de comunicação. Os dados passaram a ser cruzados para a certificação dos casos. No ano de 2011º Núcleo assumiu a missão de catalogar diariamente as informações sobre crimes, analisar e gerar os indicadores criminais.

O secretário da Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, destacou a relevância do reconhecimento, que demonstra a seriedade com que o combate ao crime e as informações coletadas representam para a Segurança Pública.

“O NEAC é fundamental nas estratégias de enfrentamento à violência em Alagoas. Parabenizo a todos os profissionais que atuam neste importante setor da SSP, que garante que possamos avançar cada vez mais na proteção da sociedade alagoana com informações e dados confiáveis”, afirmou.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381 / Administrativo: (82) 3315-2357

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2021
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL