Secretária Nacional de Políticas para a Mulher conhece Rede de Proteção de Alagoas

Por ASCOM às 10/09/2021 08:27

Reunião apresentou ações de combate à violência contra mulher e outros projetos em execução

Texto de Alan Fagner

 

O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar esteve reunido nesta quinta-feira (9) com a secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto, e diversas lideranças do estado para apresentar a Rede de Proteção à Mulher em Alagoas. Para isso, convocou representantes de todas as Forças de Segurança, a fim de mostrar o que tem sido feito e os projetos que buscam reduzir os índices de violência contra a mulher no estado.

 

A major Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha (PMP), apresentou um panorama das ações e os avanços da unidade desde sua criação em 2018. A oficial destacou que a PMP realiza fiscalizações diárias de medidas protetivas e o acompanhamento de mais de 1250 mulheres.

 

Ela destacou que a PMP de Alagoas foi a primeira do país com atendimento 24 horas tanto em Maceió, quanto em Arapiraca. “Mas meu maior orgulho é esse número aqui: 0% de feminicídio entre as mulheres que são acompanhadas pela nossa patrulha”, disse a major.

 

Também foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela Comissão Mulher Segura da SSP, liderada pela tenente coronel Camilla Paiva, do Corpo de Bombeiros. A oficial apresentou a cartilha produzida pela comissão e falou das ações promovidas junto a pasta em comemoração ao Agosto Lilás. “Somos uma Comissão recente, mas estamos trabalhando sempre em conjunto com os demais órgãos e instituições e já acolhemos muitas mulheres”, disse a oficial.

 

A secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito, disse que tem boas lembranças da visita que fez a Alagoas em 2019, que ficou impressionada com a atuação da PMP de Maceió e que ficou feliz com as diversas iniciativas que foram criadas para combater a violência contra a mulher desde então.

 

“Sempre que tenho a oportunidade na SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) eu falo: ‘vejam como é humanizado, como é diferenciado o atendimento da Patrulha Maria da Penha nesse estado (Alagoas), vocês estão de parabéns’”, relatou a secretária.

 

Já o secretário Alfredo Gaspar, ressaltou que, em consonância com a diminuição dos crimes violentos, Alagoas apresenta uma redução de 40% no número de feminicídios, na comparação do acumulado de 2021 com 2019. E ainda apresenta queda de 18% em relação à 2020, mesmo em período de pandemia.

 

“Alagoas evoluiu com a criação de três delegacias da mulher, duas em Maceió e uma em Arapiraca. Também criamos alguns Núcleos da Mulher dentro de Delegacias espalhadas pelo estado”, disse o secretário.

 

O gestor ressaltou que esse atendimento será melhorado ainda mais com os concursos deste ano e com a construção das novas sedes da Polícia Civil em Maceió e Arapiraca, obras já aprovadas pelo governador Renan Filho. Ele também anunciou que a Patrulha Maria da Penha contará com novos veículos para auxiliar nas operações de fiscalização de medidas protetivas.

 

“É com mulheres fortes e determinadas, que acreditam na causa, que nós estamos mudando essa realidade. Mas vamos fazer mais, vamos qualificar nosso pessoal, realizar mais concursos, fortalecer a Patrulha Maria da Penha, fortalecer as delegacias da mulher, cumprindo um compromisso conjunto de trabalho coletivo para salvar a vida de mais mulheres”, finalizou o secretário.

 

Também participaram do encontro a deputada federal Thereza Nelma, a deputada estadual Fátima Canuto, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMUDH), Maria José da Silva, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Welington Bittencourt, o delegado geral da Polícia Civil, Carlos Reis, o Secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel PM Elias de Oliveira, a comandante da PMP de Arapiraca, capitã Adriana, a perita médica, Renata Brandão, entre outras autoridades.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381 / Administrativo: (82) 3315-2357

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2021
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL