Projeto Minha Comunidade Segura leva oficinas e atividades recreativas para população do Conjunto Santa Maria

Por ASCOM às 20/10/2021 11:11

Crianças, adolescentes e mães aproveitaram as ações sociais em parceria com a Base Comunitária presente na comunidade

Texto de Paula Berle

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) realizou nesta terça-feira (19) mais uma edição do projeto Minha Comunidade Segura. Dessa vez, as crianças, adolescentes e mães do Conjunto Santa Maria, na parte alta de Maceió, participaram da ação social realizada na Creche Municipal de Educação Infantil Martha Célia de Vasconcelos. O evento contou com brincadeiras, oficinas, música e brindes.

A iniciativa é desenvolvida junto às Bases Comunitárias de Segurança, da Polícia Militar, que tem o objetivo de proporcionar momentos de lazer para a população, além de fortalecer a parceria entre a sociedade e as instituições de segurança.

Durante a tarde, as mães aprenderam sobre empreendedorismo através da oficina de bolos e biscoitos, onde foram ensinadas técnicas de comercialização desses alimentos. Elas também participaram da palestra de combate à violência doméstica, ministrada pela tenente-coronel BM Camila Paiva, chefe da Comissão Proteção à Mulher, da SSP/AL, que falou sobre os tipos de violência contra à mulher, sobre a rede de apoio e denúncia desse tipo de crime e sobre a cartilha “Mulher Segura – Violência Não!”, desenvolvida pela comissão.

Já as crianças e adolescentes participaram da oficina de Artes Marciais, ministrada pelo Sgt Hailton e pelo Cb R. Siqueira e de atividades lúdicas de prevenção às drogas com a equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). No evento as crianças também puderam se divertir com a Prevenilda, personagem desenvolvida Secretaria de Prevenção a Violência (Seprev) para levar lições sobre prevenção de forma lúdica para as crianças.

Para a supervisora de Prevenção, Promoção e Reintegração da Seprev, Josse Leah, que interpreta o personagem, a parceria entre as secretarias é essencial no trabalho de prevenção à violência “Fazer esse atividade junto à comunidade é muito importante para abrir espaços de conscientização para a população, falando sobre prevenção com uma linguagem mais lúdica e leve”, disse.
A ação social também contou a banda do Ronda no Bairro, que animou a população nas ruas durante a entrega de cartilhas da Comissão Mulher Segura, do Disque Denúncia 181, e da Chefia de Ensino Integrado da SSP/AL.

Para o Tenente Alex Acioli, da Chefia de Prevenção da SSP/AL, essas iniciativas mostram o empenho da Segurança Pública em trazer paz social para a comunidade “A missão é integrar as equipes para trazer tranquilidade para a comunidade do Santa Maria, que convive com um certo domínio de questões relacionadas ao tráfico de drogas. Realizamos essas ações para mostrar à comunidade que ela não está sozinha, trazendo boas práticas, principalmente para crianças e adolescentes, e para seus pais”, explicou.

Participaram da ação equipes da Base Comunitária de Segurança do Santa Maria, do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD), da Secretaria de Prevenção a Violência (Seprev), as Chefias de Prevenção e de Ensino Integrado da SSP/AL, a Comissão Mulher Segura, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), do Ronda no Bairro e do Disque Denúncia 181.