Projetos da SSP/AL são destaque em jornada nacional de Segurança Pública com foco em polícias comunitárias

Por ASCOM às 20/10/2021 12:21

Iniciativas desenvolvidas em Alagoas vem mostrando efetividade na melhora qualidade de vida das comunidades atendidas

Texto de Paula Berle

Três projetos desenvolvidos pela Chefia de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), em parceria com as Bases Comunitárias de Segurança, da Polícia Militar, foram destaque durante essa terça-feira (19) na Jornada para atualizações dos Cursos Nacionais de Polícia Comunitária, que aconteceu em Brasília. O evento contou com a presença de profissionais da Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, além de bombeiros militares, civis e PRF.

O propósito foi compartilhar as ações já implantadas e pensar as dinâmicas sociais vigentes, levando a efetividade da gestão pública participativa.

As iniciativas apresentadas pelo major PM Iran Rego, da Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP, foram o projeto Na Base do Sossego, implantado na Base Comunitária do Vergel do Lago, pertencente ao 1º BPM, que busca prevenir e educar a população sobre perturbações causadas por equipamentos sonoros que podem estar enquadradas dentro das leis de contravenções penais e de crimes ambientais.

Também foi apresentado o Projeto Idoso Protegido, executado pela Chefia de Prevenção da SSP/AL, pelas Bases Comunitárias e pelo CREAS, com o objetivo de garantir os direitos e a qualidade de vida dessa população.

Outro projeto inovador implantado em Alagoas que se destacou no evento foi o Sistema de Informação e Análise da Polícia Comunitária (SIAPCom), ferramenta operacionalizada por policiais militares que reúne dados das atividades executadas nas bases comunitárias, servindo de referência para a criação de novos projetos, de estratégias, além de facilitar a comunicação entre as unidades.

A jornada sediada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL