Bases Comunitárias apresentam resultados positivos do ano durante reunião com Chefia de Prevenção da SSP

Por ASCOM às 14/12/2021 19:57

Evento contou com avaliação de resultados e homenagens

Texto de Alan Fagner

A Chefia de Articulação Política de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) realizou, na manhã desta terça-feira (14), a última reunião estratégica de avaliação de produtividade e desempenho das Bases Comunitárias (BC) em 2021. O evento ocorreu na sala de conferência da OAB/AL, em Jacarecica.

A reunião teve como objetivo promover a valorização dos policiais militares que atuam nas bases e mensurar as ações de prevenção e de proximidade junto às comunidades vulneráveis. Os comandantes de cada BC, Vergel do Lago, Carminha, Jacintinho, Osman Loureiro, Santa Maria, Novo Jardim, Selma Bandeira e o Povoado Pedras, de Marechal Deodoro, puderam apresentar os dados e as boas práticas realizadas em suas respectivas regiões.

O saldo foi positivo. 2021 consagrou-se como um ano de muito trabalho e bons resultados para as bases comunitárias, aproximando ainda mais a Polícia Militar e as comunidades, por meio de ações, como: distribuição de sopa, sessões de cinema, mutirões para limpeza de praças, palestras e campanhas educativas, entre outras atividades. Tudo isso, impactou positivamente no dia a dia de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A cabo Leidiane, comandante da BC do conjunto Carminha, disse que foi difícil acabar com a imagem que a população da região tinha da polícia e celebra essa proximidade conquistada pelos agentes que atuam no programa.

“Foi um processo meio lento, mas hoje conseguimos fazer com que a comunidade chegue na nossa base. A comunidade acaba nos ouvindo, acaba confiando mais na polícia. Hoje as pessoas sabem até a nossa escala, nos chamam pelo nome. E é muito bom ser reconhecido pelo nosso nome”, comemorou a militar.

Também foi uma manhã de homenagens aos policiais militares que atuam nas bases. Eles receberam um certificado de honra ao mérito por todas as missões desenvolvidas em 2021, em especial no trato com os grupos vulneráveis, como no caso recente do casal de idosos que estava sofrendo maus tratos em Rio Novo.

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto prestigiou o evento e destacou o papel dos policiais militares que trabalham nas bases comunitárias pelos bons resultados conquistados pela Segurança Pública na redução da violência.

“As bases comunitárias mudaram a realidade desses locais. Essa é uma política pública que o Brasil precisa aprender, que Alagoas precisa reforçar. Porque com esse tipo de política pública, nós teremos uma polícia comunitária, confiável, próxima da população e que traz resultados positivos”, disse o secretário.

Participaram da reunião, os presidentes dos Conselhos Comunitários, representando a comunidade, e os parceiros que ajudaram diretamente em suas ações, como: a Secretaria Especial de Assistência Social (SEMAS) e a Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV).

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL