Segurança Pública registra mês de janeiro menos violento da década em AL

Por ASCOM às 03/02/2022 08:49

Maceió e Arapiraca também apresentaram queda no número de homicídios no mês

Texto de Paula Berle

Seguindo a tendência de queda do ano anterior, Alagoas iniciou 2022 registrando o mês de janeiro menos violento dos últimos dez anos, segundo dados do Núcleo de Análise e Estatística Criminal (NEAC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com os dados, janeiro encerrou com o total de 105 homicídios, o número mensal mais baixo já alcançado na série histórica. No ano passado foram 128 crimes no mesmo período, o que aponta uma queda de 18% no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), na comparação.

Em Maceió, os dados mostram uma redução de 42%, com os crimes violentos reduzindo de 43 para 25, na comparação entre janeiro de 2021 e de 2022. Já em Arapiraca, o resultado foi ainda mais expressivo, com uma diminuição de 60% no número de homicídios do mês, em comparação com o ano passado, quando foram registradas dez mortes. Esse ano, janeiro terminou com quatro homicídios na cidade.

Segundo o governador, Renan Filho, Alagoas é o estado do Brasil que mais reduziu violência nessa década, quando comparado aos anos de 2010 e 2020. “Isso foi para nós uma marca histórica. Hoje, Alagoas é uma referência nacional em redução de violência, o que melhora a vida das pessoas, estimula investimentos, impulsiona o turismo, dinamiza a economia e melhora o funcionamento do nosso estado em todas as áreas”, afirmou o chefe do Executivo.

Os números positivos são um reflexo do empenho contínuo das forças de segurança e dos investimentos em Segurança Pública, que levaram Alagoas a alcançar em 2021 o ano menos violento da década.

Para o Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, a cada resultado positivo, Alagoas estabelece um novo patamar de redução da violência, colocando o estado com um destaque nacional na atuação contra a criminalidade.

“Alcançamos neste mês em Alagoas e Maceió resultados históricos, o que é muito significativo. Quero dar os parabéns a todos os guerreiros e guerreiras da Segurança Pública que tanto tem feito para transformar Alagoas cada dia mais em um estado que traz segurança e paz aos alagoanos”, destacou o secretário Alfredo Gaspar.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL