SSP ouve moradores do Cidade Universitária e debate estratégias de segurança para a região

Por ASCOM às 15/03/2022 10:51

Encontro reuniu líderes comunitários do bairro e integrantes da Segurança Pública

Texto de Alan Fagner

Moradores e líderes comunitários do bairro Cidade Universitária, parte Alta de Maceió,  estiveram reunidos com o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, para discutir melhorias na segurança da região. O encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (17), na sede da Associação de Moradores do Conjunto Graciliano Ramos.

A reunião foi uma solicitação da própria comunidade por meio do vereador Luciano Marinho e contou ainda com a presença do coronel Luna, comandante do Policiamento da Capital (CPC), e do Major Queiroz, comandante do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).

A população aprovou a iniciativa da pasta em ouvir a comunidade. Durante a reunião, diversas pessoas relataram ocorrências e sugeriram ações para melhoria da segurança na região.

Entre as lideranças comunitárias estava Jersonita Marcelino, líder da Associação Mulheres de Braços Abertos (AMBA), que agradeceu e parabenizou a iniciativa do encontro e pediu mais proteção às mulheres do bairro.

“Eu queria agradecer e parabenizar a presença de todos. Esperamos formar uma boa parceria e estamos aqui para somar. E eu venho aqui em nome de muitas mulheres pedir mais segurança”, disse a líder comunitária.

Após ouvir Jersonita e diversos outros relatos, o secretário Alfredo Gaspar também parabenizou a oportunidade de debater Segurança Pública com a população. Ele  iniciou sua fala destacando os avanços da pasta em todo o estado e também revelou algumas ações já desempenhadas pelas forças de segurança no policiamento da região.

O gestor também alertou a população sobre a importância da confecção do boletim de ocorrência, que possibilitará às forças de segurança ter dimensão real da criminalidade na localidade e assim empregar os recursos necessários para diminuir os índices na região.

“Muita gente é vítima de assalto, mas não informa à polícia por meio do boletim de ocorrência. Não tem como um comandante de batalhão descobrir que houve um assalto se, quando ele abre a tela do computador para fazer o planejamento das operações do dia, não existe esse registro na estatística. Qualquer ocorrência tem que ser registrada”, explicou.

Ao final, o secretário ainda falou da importância da colaboração das comunidades realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As ligações podem ser feitas de forma anônima e gratuita por meio do número 181.