Secretário recebe peritos da Senasp e discute implantação de sistema de identificação balístico em Alagoas

Por ASCOM às 05/05/2022 13:17

Tecnologia vai possibilitar identificar as armas utilizadas nos crimes e garantirá avanços nas investigações

Texto de Vanessa Siqueira

O secretário da Segurança Pública, Elias Oliveira, recebeu nesta quinta-feira (05) a visita de representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para debater a viabilidade de Alagoas receber um sistema de identificação balística. A reunião ocorreu na sede da SSP, no Centro.

Os peritos Ladislau Brito Santos Júnior, perito Criminal do Amazonas, e Rafael Friedrich Davet, perito Criminal do Ceará, apresentaram ao secretário e ao perito-geral da Polícia Científica de Alagoas, Manoel Melo, o Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB). A tecnologia vai garantir que o estado integre o sistema nacional de análise balística e faça correlações das informações das armas de fogo e os crimes que são praticados com elas.

O perito Ladislau Brito explicou que a Senasp busca doar a Alagoas um equipamento avaliado em R$ 3,6 milhões e que possui uma moderna tecnologia, contribuindo com a elucidação de crimes e o trabalho realizado pela Polícia Cientifica.

“É uma tecnologia utilizada pelos Estados Unidos e pela Interpol que vai possibilitar identificar as armas utilizadas nos crimes, fornecendo subsídios valiosos para a investigação, principalmente para a elucidação de homicídios”, afirmou.

O secretário Elias Oliveira agradeceu a visita dos técnicos e destacou a importância da participação da Senasp na construção de políticas de Segurança Pública em conjunto com os estados. Ele também frisou que a nova tecnologia dará grande contribuição à Segurança Pública de Alagoas e será um avanço nas investigações e na fase processual haja vista a qualidade das provas técnicas.

“Devemos receber até o fim do ano este sistema e assim iremos participar do sistema nacional de análise balística da Senasp. Além desse trabalho, temos ainda a ação com os desaparecidos e a Seopi trazendo outros equipamentos a exemplo de salas de comando e controle para o estado . Nós ficamos muito gratos com a visita dos técnicos e é uma honra recebê-los”, disse.

O perito-geral da Polícia Científica, Manoel Melo, falou da importância do encontro e de apresentar de forma técnica ao secretário da Segurança Pública a aplicação do sistema de análise balística e ver a importância dos resultados em favor da sociedade.

“É importante a demonstração técnica para que o gestor entenda a aplicação do sistema de análise balística em favor da sociedade, que é o grande destinatário do nosso serviço. Os homicídios no Brasil ainda são em sua maioria realizados com o emprego de arma de fogo e conhecer essa realidade de forma técnica, através dos elementos de munições que são deixados em cadáveres e em cenas de crimes é de suma importância para o combate dessa modalidade de crime. O sistema não é destinado somente a análise de homicídios, mas também a todo e qualquer crime onde haja emprego de arma de fogo”, completou.