Secretário ministra palestra para militares do Poder Judiciário

Por ASCOM às 14/05/2022 11:49

Secretário Elias Oliveira foi um dos criadores da Guarda de Segurança Institucional do TJ-AL

Texto de Roberisson Xavier

O secretário da Segurança Pública de Alagoas, Elias Oliveira, foi um dos palestrantes ouvidos pelos militares que integram a Guarda de Segurança Institucional (GSI) do Tribunal de Justiça do Estado, na manhã deste sábado (14). O ciclo de palestras aconteceu na sede do TJ, no Centro de Maceió.

Durante a conversa com os policiais militares, que integram a Guarda Judiciária, e os bombeiros da Brigada de Incêndio, o chefe da pasta estadual ressaltou a importância do serviço prestado não só para os órgãos da Justiça, mas também para a sociedade alagoana.

“Durante muitos anos, o Poder Judiciário se serviu de policiais militares para a segurança patrimonial e de seus servidores e com o advento da Guarda Judiciária, trouxemos policiais da Reserva Remunerada para atuar nas mais de 100 unidades judiciais espalhadas em todo o estado. Ao tempo que se trouxe um efetivo para o serviço orgânico, devolvemos militares da ativa para o policiamento ostensivo. Tendo a Guarda nos órgãos do Judiciário, sabemos que ali não teremos problemas ou delitos maiores e com isso não precisaremos ocupar viaturas com ocorrências e consequentemente temos um maior número de policiais nas ruas”, afirmou o secretário, que foi um dos criadores da GSI enquanto era o chefe da Assessoria Militar do TJ-AL.

“A maior carência na segurança pública é o efetivo. Em média 300 policiais militares vão para a Reserva todos os anos e qualquer ganho é uma cidade a mais policiada, mais uma comunidade que recebe o trabalho preventivo”, concluiu ele reforçando que a GSI também ajudou na redução dos índices de criminalidade nos últimos anos.

Os demais palestrantes foram o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, o professor e coordenador de Direitos Humanos do TJ, Pedro Montenegro, e a vice-diretora da Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, Salete Ferreira. Ambos falaram da importância da Guarda Judiciária no âmbito do Poder Judiciário e sobre a garantia dada aos direitos humanos, em especial às mulheres que são vítimas da violência doméstica.

“A Guarda se tem mostrado melhor do que a gente pensava que seria. Tem cumprido a sua tarefa básica, de vigilância patrimonial, de proteção às pessoas nos diversos fóruns, inclusive nos auxiliando num trabalho pioneiro que estamos realizando na Casa Nise da Silveira no acolhimento às mulheres levadas para lá em busca de socorro. O balanço é bastante positivo e o trabalho da Guarda tende a ser copiado nacionalmente, pois as boas ideias têm essa força”, disse o desembargador Tutmés Airan.

O chefe da Assessoria Militar também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido lembrando que alguns juízes só promovem audiências com a presença da Guarda, que poderá atuar em possíveis ocorrências que venham a surgir. As palestras também foram acompanhadas por militares no interior alagoano e integrantes da segurança da cidade de Colônia, na Alemanha, através de transmissão feita pela internet.

Guarda Judiciária

A Guarda Judiciária, oficialmente denominada Guarda de Segurança Institucional, tem a função de preservar a segurança dentro das unidades judiciárias do estado, onde transitam magistrados, servidores e usuários da Justiça, em Maceió e no interior.

A Guarda também atua na Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, no período noturno, garantindo a segurança dos funcionários que trabalham no local e das mulheres vítimas de violência que são atendidas na Casa.

Os integrantes da Guarda estão sob o comando da Assessoria Militar do TJ-AL.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL