Segurança Pública realiza 3º Simpósio de Análise de Cenários e promove três exercícios simulados de Domínio de Cidades no mês de julho

Por ASCOM às 21/06/2022 10:13

Eventos serão realizados nos municípios de Maceió, Delmiro Gouveia e Maragogi

Texto de Vanessa Siqueira

As cidades de Delmiro Gouveia e Maragogi receberão, entre os dias 04 e 08 de julho o I e II Estágios de Plano de Defesa. As ações, realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), fazem parte do terceiro Simpósio de Análise de Cenários, que acontecerá também em Maceió até o dia 15 de julho.

A grade de atividades terá ainda a execução de três exercícios simulados de domínio de cidades, que serão realizados simultaneamente em Delmiro Gouveia e Maragogi entre os dias 07 e 08 de julho.

A mesma atividade de treinamento das forças de segurança será realizada em Maceió no dia 15 de julho. O simpósio oferecerá aos profissionais da área de segurança pública de Alagoas e de outros estados conhecimento técnico na atividade de técnicas de análise de cenários e também exercícios práticos como um curso de patrulhamento rural e o exercício simulado do Plano de Defesa.

Nos exercícios simulados, serão postas em práticas estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ocorrem em ataques a banco na modalidade Novo Cangaço ou num ataque de Domínio de Cidades.

Nestas situações, organizações criminosas invadem cidades com objetivo de praticar crimes contra o patrimônio.

A atividade também é importante, pois vai orientar a população em geral, instituições financeiras e a iniciativa privada para os procedimentos que devem ser adotados ao se notar qualquer movimentação suspeita de grupos criminosos na cidade.

Assim como ocorreu em março, na cidade de Arapiraca, as forças de policiais de Alagoas que atuam no Sertão, Litoral Norte e na capital serão capacitados durante os estágios e o seminário e praticarão o conhecimento adquirido na simulação de ataque a banco.

Ao final das atividades, a Segurança Pública de Alagoas, por meio das Polícias Civil e Militar contribuirão para a elaboração de um Plano de Defesa, que é um documento institucional, que visa orientar policiais e outros agentes de segurança pública a adotar os procedimentos adequados para ocorrências desta natureza.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381 / Administrativo: (82) 3315-2357

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2022
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL