Flávio Saraiva participa da 84ª reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública

Por ASCOM às 25/11/2022 12:46

Encontro, que aconteceu em Brasília, contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres

Com informações do MJSP e Agência Brasília

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o secretário da Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, marcou presença na última reunião deste ano do Conselho Nacional que reúne os chefes da pasta em todos os 26 estados e o Distrito Federal. A 84ª reunião do Consesp ocorreu em Brasília com o principal objetivo de debater políticas públicas integradas de combate à criminalidade.

Entre os assuntos, estiveram em pauta recursos para investimento, enfrentamento ao tráfico de drogas, reincidência criminal e entrega de equipamentos e viaturas aos estados. O plano estratégico da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) foi apresentado pelo titular da pasta, Carlos Renato Paim.

Durante a quarta reunião ordinária realizada neste ano pelo Consesp, o ministro do MJSP, Anderson Torres, também apresentou os avanços conquistados pelo ministério no ano de 2022. Para Torres, os resultados positivos da gestão são frutos do trabalho integrado na elaboração de políticas públicas na área da segurança. Segundo ele, os benefícios da integração atingem diretamente a sociedade. “Estamos terminando o ano com mais um recorde na diminuição de homicídios. Sabemos que isso é reflexo do trabalho integrado dos órgãos de segurança pública, e quem mais se beneficia é a população brasileira”, analisou.

Também participaram da reunião o secretário de Operações Integradas, Alfredo de Souza Carrijo; a diretora-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Tania Fogaça; o chefe da Seção de Apoio Operacional e Análise de Dados de Inteligência, Décio Pereira de Moura; entre outras autoridades da segurança pública.

O Conselho

Desde sua criação em 2003, o Consesp oferece às secretarias estaduais informações que auxiliam os estados na elaboração de metas e diretrizes na área de segurança pública, além de articular interesses comuns dos estados junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e de propor medidas de aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Governo de Transição

O secretário Flávio Saraiva também esteve presente na coletiva realizada pelo grupo de Justiça e Segurança Pública do Governo Federal de Transição. Durante o evento, a equipe apresentou um diagnóstico da área no país.

Os dados foram apresentados pelo senador eleito pelo Maranhão Flávio Dino, que demonstrou preocupação com o panorama esperado para o próximo ano. “Estamos demonstrando numericamente com dados oficiais que ao prevalecer o contingenciamento teremos um cenário preocupante”, afirmou.