SSP e Seris iniciam Estágio de Plano de Defesa com foco em ações no Sistema Prisional

Por ASCOM às 29/11/2022 17:24

Capacitação será concluída com simulações de fuga e resgate de reeducandos em presídios alagoanos

Texto de Roberison Xavier

As Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) deram início, na manhã dessa segunda-feira (28), ao 5º Estágio de Plano de Defesa que visa ajudar no combate a ações consideradas de alta complexidade. Esta edição da capacitação, já realizada em várias partes do estado, tem objetivo principal coibir crises contra o Sistema Prisional de Alagoas.

A abertura do estágio, que culminará com exercícios simulados em presídios de Maceió e de Girau do Ponciano, ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, no bairro do Trapiche da Barra, e contou com a presença dos secretários da SSP e da Seris, Flávio Saraiva e coronel RR Marcos Sérgio, respectivamente.

Para o chefe especial de Inteligência da SSP, major Raumário Gerônimo, o Plano de Defesa é uma estratégia multidisciplinar que poderá atender diversas ocorrências ou incidentes críticos de forma objetiva. “Plano de Defesa é composto por diversos protocolos objetivos que visam tornar claras as decisões a serem tomadas no momento de uma crise complexa e dinâmica. Dentre as ocorrências ou incidentes que poderão ser atendidos com o acionamento do Plano de Defesa, podemos citar o domínio de cidade ou ‘Novo Cangaço’, atentado terrorista e o resgate ou fuga de presos”, afirmou ele reforçando que o plano pode ser adaptado às diversas situações por se tratar de uma estratégia modular.

O estágio está contando com 28 discentes, sendo 15 policiais penais, nove militares, um policial civil e três rodoviários federais. O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu a importância da atuação conjunta no combate à criminalidade. “Tudo passa pela inteligência e quando as forças de segurança estão integradas obtemos melhores resultados. Daí a importância de estarmos todos juntos aqui hoje. Que esse seja um trabalho contínuo, para que Segurança Pública e o Sistema Prisional atuem unidos para garantir a segurança dos alagoanos”, disse o secretário.

Até a próxima quinta-feira (1º), os alunos vão ter instruções desde Noções de Gerenciamento de Crises, passando pelo histórico de assaltos a bancos, tentativas e fugas de presídios, rebeliões. No final do estágio, eles vão confeccionar, em metodologia própria, o Plano de Defesa que será desempenhado numa simulação a ser realizada entre a noite de quinta e a madruga de sexta-feira (02), junto à tropa.

“A simulação será com fuga em presídios em Maceió e resgate de reeducando no Presídio do Agreste. O Plano de Defesa irá atender ações assimétricas do mesmo grupo ou bandos parecidos dos que atuam no domínio de cidades e/ou roubo a bancos, sempre preservando a vida e aplicando a lei. Já temos realizado planos para as quatro regiões de Alagoas e esse agora se soma aos anteriores para que tenhamos possibilidade de atender com eficiência e preparo todo os tipos de ocorrências complexas que por ventura venham ocorrer em nosso território”, enalteceu o major Raumário lembrando dos estágios já realizados em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL