Segurança Pública vai ampliar ações preventivas para combater crimes contra mulher em parceria com a AMA

Por ASCOM às 20/03/2023 13:08
Programa Mulher Segura foi lançado e apresentado hoje para representantes dos municípios alagoanos

Texto e fotos de Roberison Xavier

Alagoas ganhou mais uma importante ação para ajudar no combate à violência contra mulheres em todo o estado. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) assinaram, na manhã desta segunda-feira (20), um termo de parceria para a realização de um trabalho preventivo conjunto.

O lançamento do Programa Mulher Segura nos Municípios, que tem como principal objetivo a execução de políticas de prevenção voltadas à redução dos índices de violência de gênero sofrida pelo público feminino, ocorreu no auditório da sede da AMA, localizada no bairro do Farol, com a presença de representantes as 102 cidades alagoanas.

Para a coordenadora da Comissão Mulher Segura da SSP, tenente-coronel Camila Paiva, inicialmente os trabalhos vão ser concentrados no cumprimento às exigências estabelecidas a partir das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incluiu conteúdo sobre prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica.

“Queremos reforçar junto aos municípios a importância desse trabalho preventivo nas escolas e, com isso, a partir do momento em que a Prefeitura assine o termo de parceria indicando o interesse em levar o programa para sua cidade, iniciaremos uma capacitação junto às unidades escolares. Vamos trabalhar as formas de prevenção e combate com os coordenadores pedagógicos, que serão multiplicadores junto aos docentes e discentes, com quem também teremos contato com palestras e oficinas”, afirmou a oficial que vai coordenar o Programa pela SSP.

Um dos municípios que já demonstrou interesse em encaminhar a ação efetiva de combate aos crimes de violência de gênero para as escolas locais é Tanque d’Arca. Durante o lançamento do Programa, a secretária da Mulher da cidade, Adriana Wanderley, falou da importância do trabalho.

“É um grande e importante trabalho que vai estar nos ajudando no interior. Muitas vezes, as mulheres, principalmente as mais carentes, são muito dependentes de seus companheiros e isso faz com que elas se calem. E tendo esse acompanhamento e suporte de vocês, a gente acredita que irá ajudar a encorajá-las a não estar tão submissas e a denunciar os crimes que por ventura vier sofrer”, disse Adriana. Ela afirmou ainda que a prefeitura já vem ressoando cursos de qualificação para tornar as mulheres mais independentes financeiramente. O prefeito de Tanque d’Arca, Wilmário Valença Júnior, também esteve presente na solenidade.

A primeira-dama de Alagoas, Marina Dantas, que também é prefeita de Batalha, reforçou a importância do programa preventivo para a redução da violência em Alagoas.

“É uma iniciativa maravilhosa, pois nós mulheres sabemos o quanto é importante para aquelas que vêm sofrendo há anos, caladas. Eu como defensora das mulheres, apoio e muito a causa. Se não tiver uma política pública séria, comprometida, que vá atrás de socorrer essas mulheres contra esses agressores, se não tivermos essa parceria com a Secretaria da Segurança Pública, estaremos sempre muito vulneráveis. Eu acredito que os municípios irão se unir e aderir a esse programa tão bonito”, afirmou Marina.

A vice-presidente da AMA e prefeita de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura, destacou a união de forças para que o trabalho preventivo comece ainda na infância. “Uma ação conjunta que vai resultar em bons frutos com certeza. Que a gente possa conscientizar todos os prefeitos pela importância de aderir a este programa, que visa atuar no combate à violência dentro das escolas”, disse ela.
Após o trabalho inicial, a meta é que a capacitação também seja destinada aos agentes das Guardas Municipais de cada cidade. Aos guardas, o foco estará no protocolo de atendimento humanizado às vítimas durante as ocorrências registradas. “Vale destacar que Alagoas foi o primeiro estado do país a criar o protocolo especializado para as forças de segurança estaduais atuarem da melhor forma possível no atendimento a essas mulheres que são violentadas”, concluiu a tenente-coronel Camila Paiva.

Também participaram da solenidade de lançamento do Programa Mulher Segura nos Municípios a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh-AL), Maria da Silva, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (Undime-AL), Noemia Pereira, além de prefeitas, secretárias e representantes municipais.