SSP e Gaeco cumprem 22 mandados contra organização criminosa especializada em tráfico de drogas

Por ASCOM às 13/04/2023 07:11

Grupo atuava no sertão de Alagoas e o líder comandava as ações criminosas de cidade pernambucana

Texto de Vanessa Siqueira com Ascom MPE

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e a 4ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, coordenam, nesta quinta-feira (13), uma operação integrada com objetivo de combater o tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo. A operação denominada Traças cumpre um total de 22 mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Santana do Ipanema e em Pernambuco na cidade de Belo Jardim.

As investigações foram realizadas pelo Gaeco em parceria com o 7º Batalhão da Polícia Militar e visam desarticular uma organização criminosa que praticava tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo no Sertão de Alagoas. O líder do grupo estava residindo em Belo Jardim (PE) de onde comandava todas as demais atividades criminosas.

Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ao todo serão cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e sete de prisão.

A operação ganhou o nome de Traças em alusão ao inseto do mesmo nome, que possui hábitos noturnos e caso não haja o devido controle, causa prejuízos em objetos e roupas. No caso da organização criminosa alvo da operação, as investigações constataram que o líder fazia o transporte de drogas durante a noite, na tentativa de não ser visto pelas forças policiais. Assim como a traça, caso a organização criminosa não seja combatida, seguirá causando danos à sociedade.

Prisões e apreensões

Até o momento, foram presas cinco pessoas em Alagoas e um menor foi apreendido e outras duas pessoas foram presas em Pernambuco, incluindo o líder da organização criminosa.

Com o líder, em Belo Jardim, foram apreendidas armas e drogas.

A operação apreendeu até o momento, aproximadamente 26 quilos de drogas, 127 munições, duas pistolas, um revólver, uma espingarda e um coldre, além de quatro balanças de precisão, cinco balaclavas, três celulares, dois cadernos de anotações, uma sacola com pinos vazios, um pacote com sementes, um vidro com substância vermelha não identificada e R$ 461, em espécie.

Os presos e o material apreendido estão sendo encaminhamos para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia.

Efetivo participante

Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, foram empregados policiais militares do 3º, 7º, 9° e 10° Batalhões da Polícia Militar de Alagoas.

Participam também policiais civis da Gerência de Polícia Judiciária da Área 04 (GPJ-4), da 2ª Delegacia Regional de Polícia de Santana do Ipanema, além do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (TIGRE) e da delegacia distrital de Ouro Branco.

Em Pernambuco, o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão em Belo Jardim terão apoio da Polícia Militar, por meio do Subsistema de Inteligência (SISPOM), do 15° BPM e do 1° BIESP.  O Grupamento Aéreo da SSP também participa dando suporte aéreo à operação.