Programa da SSP resgata idoso de situação de abandono e maus-tratos no Tabuleiro, em Maceió

Por ASCOM às 13/05/2023 09:39

Ação contou com o apoio do Creas Santa Lúcia; senhor de 81 anos foi levado para abrigo no Jaraguá

Texto de Roberison Xavier

Em mais uma ação do Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, um senhor de 81 anos foi resgatado da situação insalubre e de abandono que vivia no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. O resgate aconteceu, nessa sexta-feira (12), após informações sobre os maus-tratos serem repassadas através do Disque-denúncia, o 181.

Na operação integrada, coordenada pela Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP, equipes da Base Comunitária Segurança do conjunto Osman Loureiro, pertencente ao 4º Batalhão da Polícia Militar, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Santa Lúcia, da Prefeitura de Maceió, foram ao imóvel onde estava o idoso, localizado na Rua Firmo Correia de Araújo, e constataram o fato denunciado.

No local, o senhor encontrava-se em situação precária, sem alimentação, água e sem os cuidados básicos de higiene. Ele só possuía a roupa do corpo, que estava bastante suja de fezes e urina. Como na casa não há banheiro, o idoso realizava as necessidades fisiológicas em um balde.

Também foi constatado que a vítima tem limitação nos membros inferiores e usava uma cadeira de plástico para fazer deslocamentos no interior da casa, se arrastando. O senhor informou às equipes que o próprio filho teria tirado a cadeira dele e dado para outra pessoa. Ainda segundo o idoso, este mesmo filho estava com seus documentos e recebe seu dinheiro, gastando-o com bebidas e jogos. O indivíduo infrator não foi encontrado pelos militares.

Dadas as circunstâncias verificadas, as equipes conseguiram uma vaga para o idoso na Casa de Passagem Familiar, situada no bairro do Jaraguá. Antes de ser encaminhado para o abrigo, ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento Galba Novaes de Castro, onde fez exames e recebeu medicação, tendo em vista que estava desidratado e com a pressão elevada.

O Programa Pessoa Idosa Protegida continuará com as diligências para localizar o indivíduo que deixou o pai sem a assistência devida e ainda usufruía do dinheiro do benefício dele.