Em um ano de gestão, Segurança Pública avança na defesa pelos direitos dos alagoanos

Por ASCOM às 15/05/2023 10:55

Investimentos nas forças de segurança têm garantido combate à criminalidade no estado

Texto de Roberison Xavier

A Secretaria de Estado da Segurança Pública tem trabalhado incansavelmente para garantir os direitos fundamentais de cada alagoano, principalmente, pela ordem pública e tranquilidade da população. Nos últimos 12 meses, a inauguração de equipamentos da segurança contribuiu para o reforço das ações de combate ao crime em todas as regiões do estado.

No total, no primeiro ano de gestão do secretário Flávio Saraiva, onze Centros Integrados de Segurança Pública foram entregues à sociedade. Eles estão instalados nas cidades de Jequiá da Praia, Igreja Nova, Traipu, Atalaia, Estrela de Alagoas, Delmiro Gouveia, Inhapi, Paripueira, Feira Grande e Cacimbinhas e no Povoado de Pindorama, em Coruripe. Junto a esses, outras 37 unidades já estavam em funcionamento em Alagoas.

O investimento da área da segurança também se voltou à proteção e ao cuidado das vítimas de violência contra minorias, com a inauguração da Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina e da Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher 24 horas. Ambas unidades funcionam no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras em Maceió.

A SSP também tem reforçado as ações de combate à perturbação do sossego alheio e contra maus-tratos contra pessoas idosas e animais. Operações conjuntas com Centros de Referências em assistência social têm ajudado no resgate de vítimas de negligência, muitas das vezes causadas pelos próprios parentes.

Além do reforço no atendimento ao público, operações têm sido desencadeadas dia a dia pelas forças de segurança, que atuam em todo o território estadual, e desbarataram várias organizações criminosas, com prisões e apreensões de materiais ilícitos. De maio de 2022 até a última sexta-feira (12), Alagoas registrou 824 prisões e apreensões de menores. No período, também foram apreendidas mais de duas toneladas de entorpecentes e mais de 1.500 armas.

Para o secretário da SSP, o desempenho das forças de segurança tem contribuído para a redução da violência. “Todo o efetivo das instituições que integram a Segurança Pública têm se dedicado o máximo no combate à criminalidade. Nosso principal objetivo é fortalecer o trabalho contra todo tipo de crime e levar um atendimento mais humanizado às vítimas. Temos levado a sério o trabalho de prevenção e investigação também. As forças de segurança têm buscado a atuar de forma incisiva para ajudar a população a ter mais bem-estar em Alagoas”, afirmou Flávio Saraiva, que também lembrou sobre a colaboração da tecnologia no trabalho da segurança pública.

“Implantamos junto ao Instituto de Identificação da Polícia Científica o instrumento que permite a emissão da Certidão de Antecedentes Criminais de forma prática e rápida, através da internet. Basta seguir o passo a passo com o preenchimento das informações que é disponibilizado em questão de minutos. Além disso, fomentamos ainda mais a plataforma Alerta Celular, que registrou um aumento bastante considerável na quantidade de usuários, que se tornaram parceiros no combate aos roubos e furtos de aparelhos celulares”, disse ele recordando ainda que Alagoas realizou o primeiro Auto de Prisão em Flagrante de forma virtual. O boletim com origem na 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), sediada em São Miguel dos Campos, foi lavrado pelo delegado plantonista da Central de Flagrantes I, localizada em Maceió, com as oitivas dos envolvidos sendo ouvidas à distância, por meio de videoconferência.

Mais investimentos

No último ano, a Segurança Pública também recebeu investimentos para melhorar as condições de trabalho dos servidores, como armas e novas viaturas para as polícias Civil, Militar e para o Corpo de Bombeiros, além do prédio do Pátio de Custódia, que agora recebe os veículos que anteriormente deixavam o ambiente das delegacias insalubre.

Alagoas também recebeu o primeiro laboratório móvel da Polícia Científica, com instrumentos destinados a funções de perícia criminal permitindo que os equipamentos sejam transportados para a realização de exames em diferentes ocasiões que exijam uma estrutura diferenciada. O Estado também ganhou a nova base do Comando de Aviação, antigo Grupamento Aéreo da SSP. A estrutura composta por dois hangares, com, aproximadamente, 1.500 m² de área construída em um terreno em Marechal Deodoro.

O efetivo das corporações também ganhou reforço nos últimos meses. Somente para PM e CBM, o Governo de Alagoas convocou mais de 1.200 profissionais, que após o curso de formação, estarão nas ruas atuando em favor do povo alagoano. No próximo dia 22 de maio, a Polícia Civil começará mais uma turma de formação com mais de 300 homens e mulheres. Para Também estão em andamento os concursos para preenchimento de 121 vagas para cargos da Polícia Científica e mais 100 para delegados da Polícia Civil.

“Estamos nos fortalecendo e ampliando cada vez mais as condições em prol da segurança das pessoas. Os investimentos não vão parar e continuaremos com ações conjuntas, pois juntos somos fortes e integrados somos imbatíveis”, finalizou o secretário Flávio Saraiva.