Governo de Alagoas inaugura Academia de Bombeiro Militar em Arapiraca

Por ASCOM às 26/05/2023 18:43 - Atualizado em 29/05/2023 10:48

Conquista histórica: Estado passa a realizar o Curso de Formação de Oficiais do CBM dentro de Alagoas

Texto de Rafael Maynart / Agência Alagoas

Pela primeira vez as aulas do Curso de Formação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas serão realizadas no próprio estado. O governador Paulo Dantas ao lado do comandante-geral do CBM-AL, coronel Jacques Wolbeck, inaugurou a Academia de Bombeiro Militar nesta sexta-feira (26), em Arapiraca. Na oportunidade também foram entregues novos armamentos para os Policiais Penais. Essa foi uma das atividades da 2ª edição do Governo Trabalhando.

Com investimentos de aproximadamente R$ 300 mil, o prédio conta com toda a estrutura necessária para que os militares recém-aprovados no concurso possam realizar todo o curso de formação, habilitação e especialização no local. Para o governador Paulo Dantas, a entrega é um marco para os 30 anos de emancipação administrativa do Corpo de Bombeiros Militar.

“É com muita honra e satisfação que entregamos o prédio da Academia do Bombeiro Militar, marcando os 30 anos de emancipação e também a história, pois pela primeira vez vamos formar nossos oficiais dentro do estado. São esses e mais investimentos que tem feito com que os nossos índices (negativos) da segurança pública caiam mês a mês. Tenham certeza que os investimentos não vão parar”, reforçou.

Durante o evento, foi realizada a celebração da parceria entre o CBMAL e a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), para criação do 1º Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militar realizado no Estado de Alagoas. Em Arapiraca, as atividades da ABM foram iniciadas no dia 21 de março de 2023, com a aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais.

O coronel Jacques Wolbeck destacou o grande momento vivido pelo Corpo de Bombeiros. “Pela primeira vez será possível formar oficiais aqui no estado. Antes, a formação era realizada em academias fora do estado. O curso é em nível de graduação em Gestão de Riscos e Desastre, na modalidade presencial, voltado a desenvolver competências relacionadas ao tema nos cadetes da corporação. Este é um grande passo dado pelo CBM que cada vez mais vem recebendo mais investimentos”, destacou.