Alagoas inicia curso de espanhol básico para profissionais da segurança pública

Por ASCOM às 23/07/2024 16:08 - Atualizado em 24/07/2024 12:12

Coordenada pela Chefia de Ensino Integrado da SSP, a capacitação será na modalidade de educação a distância

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Chefia de Ensino Integrado, iniciou a execução do Curso de Espanhol Básico 1 para profissionais das forças de segurança e salvamento de Alagoas. A capacitação terá 30 horas/aula será promovida na modalidade de ensino à distância.

Durante o desenvolvimento, o curso utilizará estratégias da aprendizagem baseada em problemas a serem resolvidos através de questões e com aula expositiva dialogada. A qualificação profissional será dividida em três módulos, sendo o primeiro focado nos pronomes e números, o segundo nos verbos e vocabulários, e o último com questões relacionados a hora e a conjugação dos verbos “estar” e “haber” com contextos linguísticos de uso diário.

A trilha de aprendizagem do curso não deve apenas facilitar a comunicação direta e eficaz com uma parte significativa da população em muitas regiões, mas também possibilitará o desempenho de um papel crucial em situações críticas e emergenciais, tendo em vista que Alagoas tem recebido cada vez mais estrangeiros.

“Em situações de emergência, como incêndios, acidentes de trânsito ou crimes, segundos podem fazer a diferença. Dominar o espanhol permite uma comunicação clara e imediata com vítimas, testemunhas e outras partes envolvidas, garantindo uma resposta rápida e precisa que pode salvar vidas”, afirma a coordenação do curso.

Com isso, segundo a coordenadora do curso, sargento Meijores Tenório, a capacitação vai ajudar também no reforço da segurança das pessoas. “Os objetivos almejam resultados positivos onde serão evidentes ao proporcionar uma sensação de segurança ampliada a partir do momento que a comunicação exista, isto leva os turistas a retornarem às suas origens com a melhor impressão possível. Eles compartilharão suas experiências com muitos outros, que, por sua vez, estarão inclinados a prestigiar novamente nossa terra e comunidade de Alagoas”, afirmou ela.

Não há limites de vagas e todos os profissionais da segurança podem participar. Para se inscrever, basta fazer o login através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – CEI Educar, que é a plataforma on-line de ensino da SSP. Público em geral, com interesse em aprender a língua espanhola, também vão poder participar do curso.

O Curso de Espanhol Básico 1 para Profissionais da Segurança Pública de Alagoas é o primeiro dentre outros níveis que virão como intermediário e avançado, para atender a uma necessidade essencial na garantir de que a segurança pública fortalecerá as relações comunitárias, promoverá uma aplicação da lei eficaz e justa em um contexto cada vez mais diversificado e interconectado.