Iniciativa conta com participação de agentes das forças de segurança de Alagoas e Sergipe
Alan Fagner – Ascom SSP
Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o auditório do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Arapiraca é palco de um importante evento para a segurança pública do estado de Alagoas. A Chefia Especial de Inteligência Pública, em colaboração com a Chefia de Ensino Integrado, realiza o Curso Básico de Inteligência (CBI) que contou com a participação de 50 servidores de diversos órgãos de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e representantes da Polícia Civil do estado de Sergipe.
O curso tem como principal objetivo capacitar os servidores na luta contra a criminalidade, utilizando os conhecimentos gerados pela atividade de Inteligência de Segurança Pública (ISP). Esta atividade é essencial para transformar dados brutos em informações estratégicas que auxiliam os gestores na tomada de decisões críticas, conforme estabelecido pela Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública.
O público-alvo do CBI foi cuidadosamente selecionado para incluir membros das unidades especializadas do Agreste, agentes de inteligência e agentes de segurança que atuam diretamente no campo e que estão envolvidos no ciclo de produção de conhecimento. A intenção é que esses profissionais estejam bem preparados para operações de alto desempenho ou que envolvam alto risco, contribuindo assim para a melhoria da eficácia das unidades de segurança.
O chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, destaca que além dos profissionais que trabalham na atividade de inteligência, o CBI é destinado também aos agentes que atuam no serviço ostensivo. A ideia é que eles, mesmo atuando na ostensividade, possam utilizar as ferramentas da atividade de inteligência e assim desempenhar melhor seu papel.
“Há uma tendência em que o Curso Básico de Inteligência seja direcionado para todos os aplicadores da lei ou agentes de segurança pública, com o objetivo de promover uma melhoria na sua capacidade em atender às novas demandas de violência, crime e desordem, em sua complexidade”, explicou o oficial.
Os instrutores do curso são profissionais altamente qualificados, incluindo militares da Chefia Especial de Inteligência de Segurança Pública da SSP AL, DINT, 3º BPM e 9º BPM. A programação do curso foi dividida entre aulas teóricas sobre os fundamentos doutrinários da atividade de inteligência, o estudo de facções criminosas e outros temas relevantes, além de exercícios práticos que simularam operações de inteligência.
O evento teve início com uma palestra proferida pelo tenente Hélio Lima Feitosa, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Sergipe. Em sua apresentação, Feitosa destacou a “Importância das operações de inteligência e o papel crítico dos agentes de campo no cenário brasileiro atual”, enfatizando a relevância da inteligência operacional no combate ao crime organizado.
Este curso representa um marco significativo para a segurança pública em Alagoas, demonstrando o compromisso das autoridades com a formação contínua dos profissionais que estão na linha de frente na defesa da sociedade contra a criminalidade.
Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381
E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br
Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por TI/SSP AL