Acumulado de janeiro a outubro apresenta queda de homicídios, de assaltos a ônibus e roubo de veículos
Texto de Luciana Beder
Alagoas encerrou o mês de outubro com resultados positivos na Segurança Pública. O combate ao crime tem se intensificado, fruto dos investimentos e políticas públicas adotadas na área e outubro foi o 16º mês consecutivo que o Estado apresenta redução no número de homicídios, roubo de veículos, assaltos a ônibus e roubos a banco.
Os indicadores criminais foram divulgados à imprensa nesta quarta-feira (13), durante coletiva de imprensa, na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro de Maceió. Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da SSP, os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no mês de outubro totalizaram 100, já no mesmo mês do ano anterior foram registradas 114 mortes, o que demonstra que houve um decréscimo de 12,3%. Maceió encerrou o mês com uma redução de 46,8% no número de homicídios. Foram 25 mortes neste ano e 47 em 2018.
Já com relação ao acumulado de janeiro a outubro, a redução foi de 23,4%, em todo o estado, comparando com o mesmo período de 2018. Neste ano, foram registrados 989 homicídios, enquanto que no acumulado do ano anterior foram 1291 mortes. Na mesma análise, a capital registrou entre janeiro e outubro uma redução de 36,6%. Este ano foram registrados 286 homicídios e no ano anterior 451.
Roubo de veículos, a banco e ônibus caem
De acordo com análise criminal, Alagoas também apresentou queda no número de roubos de veículos de passeio. A redução foi de 38,2%, quando comparamos janeiro a outubro deste ano com o ano passado. Neste ano, a Segurança Pública registrou 404 roubos e nos mesmos meses do ano passado foram contabilizadas 654 ocorrências.
Já em Maceió, a redução desse tipo de crime foi ainda maior. Entre os meses de janeiro e outubro foram registrados 140 roubos, enquanto que no mesmo período de 2018 foram 249, o que mostra uma queda de 43,8%.
A capital alagoana também apresentou redução no número de assaltos a ônibus. No acumulado de janeiro a outubro houve uma queda de 71,4%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Em 2018, o período registrou 301 ocorrências. Já neste ano, foram 86 assaltos nos coletivos. Outubro teve apenas sete ações criminosas e uma redução de 58,8% quando analisado o mesmo mês do ano anterior, que encerrou com 17 ataques.
O resultado é mais expressivo ainda no número de roubos a instituição financeira. Segundo as estatísticas, até outubro deste ano foram registrados apenas quatro assaltos a bancos em Alagoas, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 22, o que representa uma redução de 81,8%.
O secretário da Segurança Pública, Lima Junior, atribui os excelentes resultados a união de forças entre a Segurança, órgãos parceiros e sociedade e aos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“A parceria com órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público, Poder Judiciário e a própria sociedade alagoana, que vem nos ajudando através do Disque Denúncia, e o volume de investimentos, de cobrança e de apoio do Estado, têm sido fundamentais. Sem essa união e esse olhar do Governo, com certeza, Alagoas não estaria no patamar que está hoje”, afirmou.