Dados destacam significativa redução de homicídios na Unidade Federativa
Texto de Amélia Sandes
O Atlas da Violência publicado nesta segunda-feira (5), mostra que Alagoas saiu do quadro de um estados mais violentos do país. O estudo feito pelo Instituto Econômico de Políticas Aplicadas (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública analisa taxas de homicídios em todos os estados do Brasil entre 2005 e 2015, em localidades com mais de 100 mil habitantes.
O aspecto geral do estudo divulgado, destaca Alagoas com a terceira posição entre os estados que mais diminuíram as taxas de homicídios (-21,8%), tendo o Espírito Santo (-27,6%) e Paraná (-23,4%), com a primeira e segunda colocação, respectivamente.
“O Governo do Estado e a Secretaria de Segurança Pública estão focados em, não só diminuir números, mas salvar vidas e trazer paz para Alagoas. Todo o investimento em tecnologia, efetivo e viaturas é para inibir atos criminosos, prender quem insiste em agir fora da lei e dar segurança para os alagoanos e para aqueles que nos visitam”, declarou o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.
A pesquisa está fundamentada em dados do Ministério da Saúde (Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM). As informações foram comparadas com registros policiais publicados no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
“Nosso trabalho é sério e vai continuar em prol dos homens e mulheres de bem de Alagoas”, completou Lima Júnior.