Pular para o conteúdo

Campanha de prevenção a Ler e Dort conscientiza servidores da Segurança Pública

Cuidados e explicações são dados para melhoria na qualidade de vida no trabalho

Texto de Eva Pimentel

No mês marcado pelo dia mundial (28/02) de prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou, nesta quarta-feira (15), uma campanha para esclarecer os servidores sobre os cuidados que devem tomar durante a rotina de trabalho. A mobilização ocorre mundialmente.

O excesso de utilização das articulações e do sistema muscular somado à falta de tempo para a recuperação é responsável por dores e lesões que incomodam os trabalhadores diariamente e que podem gerar graves doenças.

A ação realizada por meio do Núcleo de Qualidade de Vida (Qualivida) teve início com a distribuição de material educativo e apresentação de palestra que indicou os principais motivos de dores e lesões, além de explicar como evitar qualquer indício da doença.

“A SSP vem, mais uma vez, dentro das ações de promoção à saúde propostas para 2017, aderir a esta campanha, tendo em vista que as patologias combatidas acometem diversos profissionais e ocasionam constantes afastamentos no ambiente ocupacional. Nosso intuito é conscientizar para prevenir os problemas”, destacou Emerson Moura, chefe do Qualivida.

A palestra contou com a participação ativa dos servidores, que realizaram exercícios sob o comando de profissionais da área da saúde. Nas atividades, foram dados alertas sobre práticas e hábitos que agridem o corpo e também como aliviar os locais mais afetados pela doença (mãos, punhos, antebraços e ombros).

“Más posturas e práticas incorretas realizadas pelos trabalhadores são hoje as principais causas de afastamento do servidor no seu posto de trabalho, pois geram desde dores até problemas mais sérios, prejudicando diretamente a saúde do profissional”, alertou o fisioterapeuta e capitão PM Deivson Oliveira durante a palestra.

Outros motivos que podem acarretar Ler e Dort são detalhes que passam despercebidos no dia a dia, a exemplo de monotonia fisiológica, estresse, carga e ritmo de trabalho que podem ser evitados com pausas em longos períodos trabalhados, acompanhadas de alongamentos que relaxam e trazem bem estar ao corpo.

 

A secretária de Políticas da SSP, Luci Mônica, reconheceu os malefícios das patologias e reafirmou o empenho da SSP em dar continuidade aos projetos que trazem segurança aos servidores.

“As Ler e Dort são doenças que vêm afastando muitos servidores públicos.  Normalmente, a secretaria vem desenvolvendo vários trabalhos para trazer mais segurança e melhorias de vida aos servidores. É uma importante campanha de conscientização e prevenção. Esperamos que depois disso todos comecem a entender o processo para que evitem esses problemas, visto que trazem um mal estar muito grande”, concluiu a secretária.