Durante solenidade, Renan Filho falou dos investimentos em infraestrutura para a região Norte
O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de São Luís do Quitunde, na região Norte do Estado, foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (22), pelo governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior. A solenidade ocorreu na Avenida Fernando Sarmento, Centro, onde o equipamento foi construído em terreno cedido pela prefeitura.
“Essa obra foi feita em tempo recorde. Foram quatro meses e estamos com o prédio pronto, num Governo que tem pique, que acorda cedo, realiza e trabalha para que Alagoas possa avançar na velocidade que os alagoanos esperam”, afirmou Renan Filho.
Ele agradeceu à prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcante, pela doação do terreno destinado à construção do Cisp, destacando a agilidade para providenciar o trâmite burocrático necessário à execução da obra.
“Esse Cisp vai ajudar muito na segurança. Hoje, São Luís do Quitunde teve uma queda muito grande da criminalidade, graças às câmeras que instalamos na cidade, e à Guarda Municipal preparada para atuar. O Cisp, sem dúvida alguma, vai ajudar a diminuir cada vez mais a criminalidade aqui”, disse Fernanda Cavalcante.
Ao todo, foram investidos mais de R$ 1,4 milhão em recursos próprios do Governo do Estado na construção do Centro Integrado, que reúne o trabalho das Polícias Civil e Militar em um mesmo ambiente, dotado de instalações modernas.
Com o Cisp de São Luiz do Quitunde, já são 10 unidades entregues em Alagoas. Estão em funcionamento as unidades de Boca da Mata, Cajueiro, Girau do Ponciano, Junqueiro, Murici, Ouro Branco, São José da Laje, São José da Tapera e Viçosa. Renan Filho lembrou, ainda, que a região Norte vai ganhar outros dois Cisps, um em São Miguel dos Milagres e outro em Porto Calvo.
Ainda durante a solenidade, o governador fez a entrega de três viaturas (caminhonetes) ao 6° Batalhão de Polícia Militar (6°BPM), que serão empregadas no Programa Força Tarefa em São Luís do Quitunde, e uma à Polícia Civil.
O coronel Lima Júnior lembrou que somente este ano foram investidos mais de R$ 28 milhões em obras na Segurança Pública de Alagoas. Para o secretário de Segurança Pública, os Cisps têm resgatado, também, a dignidade dos policiais.
“Os piores prédios sempre foram as delegacias e os GPMs (Grupamentos) e isso está mudando graças ao compromisso que o governador Renan Filho tem conosco. O Centro Integrado aumentará a ostensividade e a capacidade de investigação da Polícia Civil. A população vai sentir a diferença no combate ao crime na região. Este ano, já conseguimos reduzir em 39% o número de homicídios e houve um aumento de 70% no número de armas apreendidas. Há ainda um problema que é o roubo de veículos, mas acreditamos que o Cisp vai resolver este e outros problemas da cidade”, afirmou Lima Júnior.